Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/08/2022-15h22

Professora do PPGModa da Udesc Ceart apresenta nesta terça trabalho contemplado pelo Proeven

Docente Sandra Rech apresenta trabalho sobre tendências socioculturais e gestão visual de projetos

Imagem: Divulgação.
“Análise de Tendências Socioculturais & Gestão Visual de Projetos” é o tema da palestra virtual que será realizada nesta terça-feira (2), às 19h30, pelo Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).    

A atividade será ministrada pela professora Sandra Regina Rech, do Departamento de Moda (DMO) do Ceart, ela apresentará o relatório final de pesquisa sobre as tendências socioculturais pautadas na gestão visual de projetos para o “Fashion Lab”, que foi contemplado pelo Edital do Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc (PROEVEN) 01/2021, o mesmo foi apresentado no 8º Encontro de Investigação em Música, Artes e Design (EIMAD), no início de julho em Castelo Branco, localizado em Portugal.

A apresentação será transmitida via TEAMS, podem participar os estudantes do curso de moda e interessados no assunto, a palestra será aberta para o público fazer perguntas, é gratuita e não necessita de inscrição.   

Resumo do trabalho

O objetivo é apresentar um modelo de análise de tendências socioculturais pautado na gestão visual de projetos para o Fashion Lab — Coletivo Criativo, localizado em Blumenau, Brasil, configurando-se como relatório final de pesquisa. Considerando o surgimento de locais colaborativos no cenário posterior à Revolução Industrial, esses espaços congregam elementos potenciais para analisar tendências, dado que há o incremento da competitividade, da assertividade e da inovação na concepção de soluções para a área da moda. No que tange às teorias abordadas, o texto recorre à descrição de métodos de análise de tendências, à compreensão da gestão visual de projetos e, para finalizar, à definição de modelo conceitual. Quanto às etapas metodológicas, a pesquisa classifica-se como de caráter qualitativa, aplicada e com finalidade descritiva. O trabalho é fruto de Revisão Bibliográfica, da aplicação da Teoria Fundamentada nos Dados, com procedimento de questionário semiestruturado, e da redução, classificação e interpretação das informações por intermédio de Análise Qualitativa de Dados. Como resultado alcançado, o modelo conceitual, fundamentado na gestão visual de projetos para o Fashion Lab investigado, é proposto a partir dos requisitos pertinentes oriundos da pesquisa de campo e da materialização do relato final de investigação.  

Sobre a ministrante

Sandra Regina Rech é docente associada ao Departamento de Moda da Udesc Ceart, líder do  Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Moda. Atuou como professora visitante no Politécnico de Milano, na Itália. Coordenadora do Laboratório Futuro do Presente, na Udesc. Tem pós-doutorado em Design pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura, na Universidade de Lisboa, localizada em Portugal, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul, localizada em Rio Grande do Sul.   

Sobre o PROEVEN   

O Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc apoia pedidos de auxílio para participação de docentes pesquisadores, no exterior, em eventos tecnológicos, científicos e artístico-culturais, como congressos e similares. Tem o objetivo de ampliar a visibilidade da produção intelectual da Udesc fora do Brasil, oportunizar a aquisição de conhecimentos específicos imprescindíveis ao desenvolvimento da pesquisa e aumentar a possibilidade de colaboração entre pesquisadores por meio de redes internacionais. 

Mais informações no perfil do Instagram @mestradomodaudesc.

Serviço  

O quê: Palestra “ Análise de Tendências Socioculturais & Gestão Visual de Projetos”;  
Quando: terça-feira, dia 2 de agosto, às 19h30;  
Onde: via TEAMS (clique em cima); 
Quanto: gratuito. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350    

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h