Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/04/2017-10h51

Professora e mestranda da Udesc Oeste visitam empresa de alimentos em SP e ministram curso para funcionários

A professora Darlene Cavalheiro e a mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos Angélica Patricia Bertolo, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Pinhalzinho, visitaram a ICL Foods, empresa sediada em São José dos Campos (SP) que produz e fornece produtos à base de minerais funcionais para indústrias de alimentos. 

A empresa tem, há dois anos, uma parceria com o grupo de pesquisa do Laboratório de Controle e Qualidade de Alimentos, ligado ao Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Udesc Oeste.

Durante a visita de uma semana, Darlene e Angelica ministraram um curso de treinamento sobre textura de alimentos para funcionários da ICL Foods. Elas conheceram também as plantas-piloto, os laboratórios e a cadeia de produção da empresa e mantiveram reunião com a equipe de pesquisa e desenvolvimento da indústria para alinhar projetos de pesquisa.

Projetos

Entre os projetos desenvolvidos em parceria com a ICL Foods, Darlene cita a redução de sódio e a adição de condimentos, crioprotetores e proteínas na área de produtos cárneos e lácteos, além da pesquisa sobre bebidas isotônicas. Ela informou que, neste ano, deverá ser firmada uma nova parceria com a empresa na área de panificados.

"Além de contribuir financeiramente para o desenvolvimento de pesquisa, a empresa auxilia na aquisição de equipamentos e reagentes", diz a docente da Udesc Oeste.

Os projetos em parceria com a ICL são desenvolvidos na Udesc Oeste pelas professoras Elisandra Rigo e Georgia Ane Raquel Sehn, além de Darlene Cavalheiro, e têm a colaboração das docentes Lucíola Bagatini e Liziane Schittler, da bolsista da iniciação científica Estela Dalmina e dos voluntários Eduardo Rebelatto, Fernanda Caparica Silva, Júlia Terhorst Fontes, Gabriela Peretti, Elisa Mohr, Gabriele Santolin e Fabiane Mores.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h