Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/08/2017-17h43

Professora Maria Cristina Rosa toma posse como diretora-geral da Udesc Ceart

Cerimônia foi realizada no Centro Integrado de Cultura. Fotos: Laís Moser/Udesc Ceart
Na última terça-feira, 1º de agosto, foi realizada a solenidade de posse da diretora-geral eleita para o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, para a gestão 2017-2021. A cerimônia foi realizada no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e contou com a participação de autoridades, familiares, estudantes universitários e servidores públicos.

Compuseram a mesa o reitor da Udesc, Marcus Tomasi; o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz; o presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Marcondes Marchetti; a nova diretora-geral da Udesc Ceart, Maria Cristina Rosa; a diretora-geral da gestão 2013-2017, Gabriela Mager; o presidente do Sindicato dos Técnicos da Udesc (Sintudesc), Fernando Meira Júnior; e o representante das entidades estudantis da Udesc Ceart, Felipe Fonseca.

Docente do Departamento de Artes Visuais, Cristina Rosa foi eleita em maio deste ano para o mandato de quatro anos, assumindo o cargo até então ocupado pela professora Gabriela Mager, do Departamento de Design.

A equipe que acompanhará a professora Cristina Rosa também foi oficialmente apresentada durante a solenidade: a professora Regina Finck Schambeck, do Departamento de Música, assume a Direção de Ensino de Graduação; a professora Monique Vandresen, do Departamento de Moda, assume a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação; a professora Daiane Dordete Steckert Jacobs, do Departamento de Artes Cênicas, assume a Direção de Extensão; e o técnico universitário Gustavo Pinto de Araújo assume a Direção de Administração.

Após a solenidade, o público pode conferir na sala Lindolf Bell, no CIC, exposição com produções relacionadas à Udesc Ceart: fotografias Frames, das artistas e alunas da pós-graduação em Artes Visuais, Ana Sabiá, Lu Renata e Virgínia Yunes; figurinos do curso de Moda; e trabalhos desenvolvidos por acadêmicos do curso de Design. Também foi apresentada uma cena do espetáculo “Antiprincesas”, das alunas do curso de Licenciatura em Teatro Isadora Lunge e Emeli Barossi.

O público também foi convidado a visitar a exposição River film / pedra-fantasma / mar paradoxo, da professora da Udesc Raquel Stolf e do artista Helder Martinovsky, em exposição até 27 de agosto no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC).

Sobre a professora

Natural de Florianópolis, a professora Cristina Rosa é docente efetiva da Udesc desde 2006, ingressando no Departamento de Pedagogia do Centro de Educação à Distância (Cead), na área de educação inclusiva. Foi chefe de departamento, coordenadora de estágios, membro do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Administração (Consad) da Udesc, e membro do Conselho de Centro (Concentro) da Udesc Cead.

Desde 2013 integra o Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais em duas oportunidades. Ministra aulas no curso de graduação de Artes Visuais e nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Artes Visuais e no Mestrado Profissional em Artes.

É graduada em Educação Artística pela Udesc, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Atuou como professora de Educação Artística no magistério público municipal por 15 anos, foi presidente da Associação dos Arte Educadores do Estado de Santa Catarina (AAESC) e vice-presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, além de presidente do Conselho Municipal de Cultura, como representante da AAESC.

É pesquisadora vinculada a redes de pesquisa nacionais e internacionais, coordenadora do projeto bilateral “Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina”, e sócia-fundadora da Rede Latino-americana de Investigadores sobre a Formação de Professores de Artes (Laifopa).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
  • Posse professora Cristina Rosa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h