Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/05/2017-11h59

Professoras da Udesc Oeste publicam artigo no livro Pedagogia da Memória, que homenageia Paulo Freire

As professoras Carine Vendruscolo e Leticia de Lima Trindade, do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), são autoras de um dos 12 artigos do livro “Pedagogia da Memória”, em homenagem ao educador Paulo Freire, lançado na terça-feira, 2, pelo Sindicato dos Professores do Oeste (Sinproeste), em Chapecó. A obra marca os 20 anos da morte de Freire, considerado o patrono da educação brasileira.

O estudo é denominado Integração Ensino-Serviço na reorientação da formação em saúde: aproximação com a obra de Freire. Segundo as professoras da Udesc Oeste, essa integração ensino-serviço precisa estar fundamentada no processo de educação voltado à transformação social, “que não pode ocorrer sem uma análise das necessidades reais dos sujeitos sociais, no âmbito do seu contexto histórico e social”.

Parcerias

De acordo com as autoras do artigo, o desenvolvimento dos profissionais de saúde é um tema que vem ganhando destaque como política pública “em todas as esferas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil”. Segundo Carine e Letícia, estudiosos da área de educação e da saúde propõem relações de parceria entre universidades de SC para garantir esses progressos.

Para isso, ressaltam elas, é necessário que a estrutura acadêmica esteja apoiada em relações de parceria da universidade com os diversos setores da sociedade civil.

“Pretende-se reconhecer a integração ensino-serviço como base para a construção de um novo modo de ensinar, aprender e fazer em que todos os sujeitos sejam, efetivamente, envolvidos: docentes, gestores das instituições de ensino e do SUS, profissionais e população”, destacam as professoras da Udesc Oeste.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010.
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h