Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/09/2016-12h27

Professoras de Enfermagem da Udesc Oeste apresentam oito trabalhos em congresso na Espanha

Transdisciplinaridade e cidadania foram temas de  evento realizado em Barcelona - Foto: Divulgação
Professoras de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentaram oito trabalhos e participaram de oficinas e simpósios no 7º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa em Saúde, entre 5 e 7 de setembro, na Faculdade Nacional de Medicina de Barcelona, na Espanha.

A transdisciplinaridade e a cidadania foram os temas centrais do congresso, que debateu também transdisciplinaridade e trabalho em equipe, ética, epistemologia e metodologia e formação/educação em investigação qualitativa.

Os problemas de saúde que foram agravados pela crise econômica e afetam principalmente populações mais vulneráveis, como crianças, imigrantes, idosos, doentes crônicos e mulheres, também foram abordados no evento.

As docentes de Enfermagem da Udesc Oeste apresentaram os seguintes trabalhos:
  • "Oficinas terapêuticas em saúde mental no centro de atenção psicossocial infantil: percepção de famílias de adolescentes", das professoras Andréa Noeremberg Guimarães, Maria Luiz Beviláqua Brum e Lucimara Ferraz, e de uma docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • "Vivências de adolescentes com uso de drogas: a luz do modelo bioecológico", das professoras Maria Luiza Beviláqua Brum, Andréa Noeremberg Guimarães, Elisangela Argenta Zanatta, Lucinéia Ferraz e Tânia Maria Ascari e de duas docentes da UFRGS.
  • "Implicações do prisma da formação em ações de educação permanente no ambiente hospitalar", das professoras Edlamar Kátia Adamy e Denise Antunes de Azambuja Zoche e de uma docente da UFRGS.
  • "A satisfação no trabalho de enfermeiras de atenção primária à saúde", da professora Letícia Andrade e de duas docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • "Mapa de risco como ferramenta de gestão em enfermaria", das professoras Ivete Maroso Krauzer, Aline Jacoby e Jucimar Frigo e de uma docente da UFRGS.
  • "A prática docente em enfermagem: desafios na formação do profissional crítico e autônomo", das professoras Carine Vendruscolo, Edlamar Kátia Adamy e Denise de Azambuja Zoche.
  • "O prisma de formação em saúde: configuração de espaço gestores na integração ensino-serviço", da professora Carine Vendruscolo e de docentes da UFSC e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
  • "Movimentos de formação em saúde nos cenários de ensino e serviço: o caso do Brasil", das professoras Edlamar Kátia Adamy, Carine Vendruscolo e Denise de Azambuja Zoche e de uma docente da UFSC. 
Leia mais:

09/08/2016 - Professoras de Enfermagem da Udesc Oeste participarão de congresso de saúde na Espanha

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h