Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2019-15h04

Professores da Udesc Lages ministram minicurso em maior evento de sensoriamento remoto de defesa do País

Professor Veraldo Liesenberg (à esquerda) e alunos de pós-graduação da Udesc Lages  - Foto: Divulgação
Os professores Veraldo Liesenberg e Marcos Schimalski, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, ministraram aulas em um minicurso, durante o 9º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (Serfa).

O Serfa é considerado o maior evento nacional da área e aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo, de 10 a 14 de Novembro, com o tema "Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira".

O simpósio é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Força Aérea Brasileira (FAB) e reuniu técnicos do setor, decisores, profissionais da indústria e pesquisadores, com a finalidade de intercâmbio e atualização de conhecimentos.

Os professores da Udesc Lages coordenaram a disciplina "Tópicos Especiais Geotecnologias e Estatística Multivariada", em um minicurso de dois módulos na área de Radar de Abertura Sintética (SAR). A disciplina foi ministrada para cerca de 100 estudantes de mestrado e doutorado da Udesc Lages e das principais universidades do País.

O minicurso tem moldes das escolas de versão (Summer Schools), oferecidas pela Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ISPRS) e organizadas pelo Capítulo Brasileiro da Sociedade Internacional de Geociências e Sensoriamento Remoto (GRSS).

Para Liesenberg, eventos de capacitação nesta temática são necessários, em função do aumento do número de sensores voltados para a observação da Terra, na última década. "Estes sensores não sofrem influência da cobertura de nuvens e podem, inclusive, adquirir dados durante o período noturno", explica ele.

Segundo o professor, as imagens de SAR permitem extrair modelos digitais de elevação e verificar deformações na superfície terrestre: "Um dos modelos mais usados em prefeituras, instituições públicas e empresas com atividades relacionadas ao meio ambiente é derivado de imagens SAR. A Missão Topográfica Radar Shuttle (SRTM), a bordo de um ônibus espacial, está disponível gratuitamente para todo território nacional".

Esta é a quinta edição da Escola de Verão, coorganizada por Liesenberg, que é o atual presidente do Capítulo Brasil da GRSS. A terceira edição aconteceu na Udesc Lages, em 2017, e contou com mais de 100 participantes de diferentes instituições do Brasil e do exterior.

O professor também integrou com comitê organizador e científico do simpósio, que, segundo ele, contribui para a aproximação da universidade com a Força Aérea Brasileira, instituições, empresas e ampliação de parcerias. "Temas relevantes no Brasil e no mundo foram discutidos, como aplicações para vigilância, desastres naturais e iniciativas de mapeamento", conclui ele.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h