Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/04/2016-18h42

Professores da Udesc se reúnem para discutir manutenção de programa federal de docência

Reitor manifestou apoio irrestrito à manutenção do Pibid - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom Udesc

Nesta quinta-feira, 28, em Florianópolis, cerca de 15 professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reuniram-se presencialmente e por videoconferência para discutir a manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que aperfeiçoa e valoriza a formação de professores para a educação básica com recursos federais.

Realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o encontro teve a participação do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que, em nome da instituição, apoia a continuidade do programa.

Durante a reunião, os presentes mostraram seu posicionamento contrário à Portaria nº 046/2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pretende redefinir o Pibid a partir de julho.

Os participante assinaram um ofício, endossado pelo reitor, que será encaminhado à Capes para pleitear a manutenção do programa na formatação concebida pela Portaria nº 096/2013, vigente, por enquanto, até junho.

Grupo de trabalho

Tomasi manifestou apoio irrestrito à manutenção do Pibid. "É importante fortalecer as licenciaturas e dar continuidade ao programa", destacou, além de sugerir a criação de um grupo de trabalho com a participação de representantes de instituições de ensino superior para que, entre outras questões, sejam avaliadas novas maneiras de remuneração aos coordenadores do programa e aos bolsistas.

Na opinião da coordenadora do Pibid na Udesc, Ivani Teresinha Lawall, a nova portaria da Capes fragiliza o programa, que é vital para reforçar a iniciação à docência nas escolas.

Entre outros participantes, estiveram presentes na reunião a coordenadora de Ensino de Graduação da Udesc, Jadna Heinzen; o diretor de Extensão do Centro de Artes (Ceart), Vicente Concilio, que coordena o Pibid Teatro na universidade; e o professor Lourival José Martins Filho, do Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Leia mais:

24/02/2016 - Mobilização de alunos e professores da Udesc pede manutenção de programa federal de educação básica

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h