Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/04/2019-15h59

Professores da Udesc terão plano de trabalho individual emitido por meio digital

Inovação foi anunciada na reunião do Consepe desta quinta - Foto: Pedro Correa
A partir de maio, os planos de trabalho individual (PTI) dos professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) serão gerados de forma digital, sem necessidade de preenchimento de documentos em papel.

A inovação foi anunciada na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) desta quinta-feira, 11, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

"O PTI Digital é uma demanda muito esperada pelo nosso corpo docente. É uma mudança que traz mais agilidade e praticidade, com menos burocracia", afirma o reitor da universidade, Marcus Tomasi. A iniciativa integra o projeto F.A.S.T., previsto no Plano de Gestão 2016-2020

Como funcionará

Com a mudança, o PTI dos docentes da Udesc passará a ser feito por uma plataforma integrada a diversos sistemas da universidade, dentre eles o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga).

"O PTI Digital gera um relatório consolidado com base nos dados de diversos outros sistemas, como o SIGRH, o Siga e a Plataforma PROPPG, entre outros", explica o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Marcos Linhares.

A partir de 2 de maio, os docentes deverão acessar o Siga para conferir suas atividades em novo campo do menu. Somente em caso de inconsistência, o professor deverá acionar o setor responsável, a ser divulgado até a data.

Benefícios

Um dos principais benefícios da inovação é que os professores não precisarão mais preencher semestralmente um documento em papel.

"Antes, gastava-se muito tempo com aprovação do PTI e diligências ao longo dos semestres. Com um sistema integrado, além do ganho em agilidade, os relatórios gerados poderão ser utilizados para planejamento e organização pelos departamentos, que terão um mapa do corpo docente, projetos e atividades administrativas", afirma a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz..

Sobre o documento

O PTI consiste no planejamento de alocação de horas semanais de trabalho dos professores na Udesc, tendo em vista o teto de horas estabelecido no contrato. As regras de alocação de ocupação docente estão definidas na Resolução nº 029/2009 do Conselho Universitário (Consuni).

O documento coleta dados de diferentes plataformas que armazenam as atividades de cada professor em ensino, pesquisa, extensão e na administração da universidade. Também reúne informações do Sistema de Recursos Humanos sobre capacitação e afastamentos.

Em 2016, a criação do PTI digital foi a proposta vencedora, na categoria "Professores", da primeira edição do Prêmio Simplifica Udesc.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Inovação foi anunciada na reunião do Consepe desta quinta
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h