Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/10/2021-19h15

Professores do PPGMUS Udesc estão na lista dos cientistas mais influentes da América Latina

Imagem: Divulgação - PPGMUS Udesc Ceart.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com 50 pesquisadores listados entre os(as) cientistas mais influentes da América Latina, dentre esses, quatro são docentes do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes (Ceart), conforme a listagem publicada recentemente no AD Scientific Index 2021. 

O AD Scientific Index 2021 classifica os pesquisadores em rankings por região, área de conhecimento e esfera global, levando em conta as citações no Google Acadêmico e publicações nos últimos cinco anos. No ranking, com 453 instituições de ensino superior latino-americanas, a Udesc aparece em 99º lugar devido ao esforço em pesquisa de seus professores. A lista tem 45.303 cientistas de 28 países da América Latina. 

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Ceart, professora Viviane Beineke, observa que a presença de professores da Udesc em listagens como essa é resultado não somente do esforço individual das pesquisadoras e pesquisadores, mas de um trabalho coletivo do PPGMUS, que vem trazendo visibilidade nacional e internacional nas suas três linhas de pesquisa. “Obter bons índices de impacto é importante para os nossos programas de pós-graduação, pois eles são considerados pelas agências de fomento para selecionar pesquisadores e instituições, influenciando a tomada de decisão de políticas no campo científico” completa a professora.

O índice h, um dos índices bibliométricos que pautou o ranqueamento, é formulado a partir de dois elementos: o impacto científico do pesquisador relacionado às citações e a produtividade, ou seja, o número de artigos produzidos pelo pesquisador. Por isso, destaca-se que esses índices estão vinculados ao perfil do Google Scholar, não sendo considerados pesquisadores que não possuem perfil nessa base de dados. Por esse motivo, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), recomenda que todos os pesquisadores do Ceart verifiquem e mantenham atualizado o seu perfil público, com vinculação à universidade.


Confira a lista dos docentes do PPGMUS
  • Acácio Piedade: atua na linha de pesquisa Processos Criativos e coordena o grupo de pesquisa Música Cultura e Sociedade (MusiCS).
  • Sérgio Freitas: atua na linha de pesquisa Teoria e História e é coordenador do PPGMUS.
  • Teresa Mateiro: atua na linha de pesquisa Educação Musical e coordena o grupo de pesquisa Educação Musical e Formação Docente. 
  • Viviane Beineke: atua na linha de pesquisa Educação Musical e coordena o grupo de pesquisa Inventa-Educação Musical. 
Confira aqui a lista completa da Udesc.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h