Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2020-18h25

Professores e estudantes da Udesc Ceart produzem equipamentos de proteção individual no combate ao coronavírus

Produção de balaclavas descartáveis na Udesc Ceart. Foto: Divulgação
Equipes de professores e estudantes dos cursos de Design e Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estão engajadas no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). Desde a última semana, estão sendo produzidas balaclavas (toucas de TNT) descartáveis e face shields (protetores faciais).

Balaclavas descartáveis

Estudantes do curso de Moda, sob orientação técnica do professor Lucas da Rosa e apoio do Centro Acadêmico de Moda, estão confeccionando no Ateliê de Confecção da Udesc Ceart balaclavas descartáveis (toucas de TNT) a serem doadas para o Hospital Regional de São José. O objeto de proteção individual é utilizado para retenção de gotículas de fluidos, especialmente por cirurgiões e profissionais na UTI.

A previsão é que o grupo confeccione mais de 600 unidades e, até a última segunda, 30, já havia sido produzido um total de 230 peças. “Estamos adotando todo o protocolo de segurança da OMS [Organização Mundial da Saúde], como a higienização frequente do ambiente e das mãos. Também estamos trabalhando em turnos alternados e com um pequeno número de pessoas dentro do ateliê. Também temos estudantes que pegaram as peças cortadas e estão costurando em casa, seguindo as mesmas instruções”, afirma Felipe Fonseca, um dos estudantes que coordena a ação.

Ele também explica que a equipe foi montada com os seguintes critérios: não apresentar sintomas da doença, não pertencer ao grupo de risco, não morar com pessoas que pertençam ao grupo de risco, morar próximo ao Centro de Artes e ter noções básicas de costura.

“A ação tem colocado em prática os conteúdos aprendidos durante a graduação, tais como o uso de software para ampliar o aproveitamento dos insumos, auxiliar no enfesto [operação na qual o tecido é estendido em camadas] e corte em massa; prototipagem do produto e a confecção em linha de montagem para ampliar a capacidade produtiva. Na nossa visão essa ação cumpre com a missão da Universidade no desenvolvimento do Estado e no serviço à sociedade”, complementa Felipe.

Também participam da ação os estudantes Emanueli Dalsasso, Maria Manoela, Maria Valéria e Thiago Strozak.

Face shields (protetores faciais)

Outra ação em curso é a produção de face shields (protetores faciais), com auxílio de impressoras 3D da Udesc Ceart, por professores e doutorandos em Design da universidade. Estão sendo produzidos no momento um total de 70 máscaras por dia. Até a última segunda, 30, foram confeccionadas em torno de 200 a 250 máscaras.

“Não estamos estimando um número, mas sim atender a todos os cantos em que há um profissional da saúde que esteja necessitando destes protetores faciais, existem ainda muitos pontos desassistidos”, conta o professor Walter Dutra.

Os protetores faciais produzidos já foram doados para postos de saúde do Itacorubi e Córrego Grande; unidades do SAMU em Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e Santo Amaro; os hospitais Nereu Ramos, Infantil Joana de Gusmão e Regional de São José; o Centro de Especialidades Odontológicas de Palhoça; o setor de transporte dos Bombeiros de Palhoça; entre outros locais.

A ação envolve os professores Célio Teodorico dos Santos, Cláudio Brandão, Gabriela Mager, Marcelo Gitirana e Walter Dutra da Silveira Neto; e os doutorandos Tainá Bueno e Tiago Catecati.

O grupo aceita doação de folhas de acetato transparente na espessura de 0,3mm. A entrega pode ser agendada pelo telefone (48) 32388903. Confira no vídeo a seguir como é o processo de produção.



Doações

O Almoxarifado da Udesc Ceart realizou também a doação de 48 litros de álcool líquido 70% e 60 litros de água sanitária para a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, auxiliando nas medidas de prevenção e combate do novo coronavírus.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Produção de balaclavas descartáveis na Udesc Ceart. Foto: Divulgação
  • Produção de balaclavas descartáveis na Udesc Ceart. Foto: Divulgação
  • Produção de face shields. Foto: Reprodução
  • Produção de balaclavas descartáveis. Foto: Divulgação
  • Doação de materiais de higiene para Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Divulgação
  • Produção de face shields. Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h