Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/01/2019-17h12

Profissional de análise do movimento humano ministra workshop na Escola Internacional de Verão da Udesc Ceart

Integrando a programação da Escola Internacional de Verão, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o fisioterapeuta Yoshimasa Sagawa Junior para o workshop “Quantificação do movimento humano: fundamentos e prática”. O curso ocorre na Udesc Ceart, em Florianópolis, de 18 a 28 de fevereiro, das 8h30 às 12h, com possibilidade de atividades de laboratório e de campo no período vespertino.

Em sua vinda à Udesc o convidado integrará as atividades do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), que tem como área de estudo “Métodos para os Fatores Humanos”.

Os interessados em participar do workshop devem enviar pedido de inscrição para o e-mail ppgdesign.ceart@udesc.br entre 1º e 8 de fevereiro, com link para o currículo Lattes atualizado e telefones de contato.

Tema

Quantificação do movimento humano: fundamentos e prática

Parte teórica:
  1. Conceitos relacionados a importância do movimento humano e especialmente da marcha humana. Uso da Classificação Internacional da Funcionalidade (2001) criada pela Organização Mundial da Saúde.
  2. Possibilidades de quantificar o movimento humano.
  3. Realizar uma boa medida (reprodutibilidade das medidas).
  4. Iniciação à programação.
  5. Exemplos relacionados ao design e ao tratamento de pacientes neurológicos, idosos, hematológicos, etc. Uso de órteses, concepção de um jogo sério e sua utilização, concepção de dispositivos inovadores.

Parte prática:
  1. Uso da dinamometria e eletromiografia na quantificação do movimento humano. Interpretação do movimento saudável e patológico.
  2. Cálculo do Minimal Detectable Change. Estudo sobre a reprodutibilidade da medida.
  3. Tratamento de dados através do programa Scilab (programa gratuito).

Sobre o ministrante


Yoshimasa Sagawa Junior possui graduação em Fisioterapia pela Udesc, mestrado em Exercício, Esporte, Saúde e Handicap pela Universidade Blaise Pascal (França), doutorado em Biomecânica pela Universidade de Valenciennes et du Hainaut (França) e pós-doutorado pela Universidade de Genebra (Suíça). Atualmente trabalha no Hospital Universitário de Besançon (França), no Departamento de Medicina Física e Reeducação e Laboratório do Movimento. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em análise do movimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, locomoção humana e cadeira de rodas.

Confira aqui a programação completa da Escola Internacional de Verão.

Serviço:


O QUE: Escola Internacional de Verão da Udesc Ceart – “Quantificação do movimento humano: fundamentos e prática”, com Yoshimasa Sagawa Junior.
QUANDO: 18 a 28 de fevereiro, das 8h30 às 12h (poderão ocorrer atividades de laboratório e de campo no período vespertino).
ONDE: Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
INSCRIÇÕES: Pelo e-mail ppgdesign.ceart@udesc.br entre 1º e 8 de fevereiro, com link para o currículo Lattes atualizado e telefones de contato.
 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h