Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/02/2013-14h41

Programa de extensão Ecomoda, da Udesc, participa do projeto Malharia Social

 
Professora Neide em reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Fotos: Divulg.
O programa de extensão Ecomoda, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é mais um parceiro do projeto Malharia Social, realizado junto ao Presídio Feminino de Florianópolis. O projeto tem como meta principal qualificar profissionalmente mulheres e encaminhá-las para o mercado de trabalho, possibilitando a geração de renda após a liberdade.

A professora Neide Schulte, do curso de Design de Moda da Udesc e coordenadora do Ecomoda, compareceu em dezembro na reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, onde apresentou o Ecomoda, que participará do projeto oferecendo cursos periódicos de capacitação para as mulheres na criação de produtos autorais, a partir de técnicas artesanais e conceitos socioambientais.

Todas as atividades do Ecomoda realizadas no projeto Malharia Social serão focadas nas questões ambientais e sociais, a partir de atividades práticas e teóricas desenvolvidas com as mulheres reclusas, para que tenham mais oportunidades de trabalho após saírem do presídio.

Os participantes do Ecomoda também realizarão palestras, cursos e oficinas, além de ajudar com uma campanha para arrecadar materiais de costura, de limpeza e lanches.


Como participar

Alguns acadêmicos do curso de Design de Moda da Udesc já participam do projeto por iniciativa própria e, além dos bolsistas do programa Ecomoda, participarão do projeto também alunos da professora Aparecida Maria Baitisti de Abreu, do Departamento de Moda. Demais graduandos do curso de Design de Moda que tenham interesse em participar do projeto podem entrar em contato com o coordenador Filipe Rodrigues da Silveira pelo email  malhariasocial@gmail.com.

Segundo a professora Neide Schulte, essa é uma ótima oportunidade para a formação dos alunos. Nessa experiência prática, eles terão a oportunidade de participar de uma linha de produção de produtos vestuários, pois neste momento as mulheres detentas estão produzindo camisetas para uma empresa que apóia o projeto.

Além disso, a professora comenta que esse engajamento contribui para que as detentas tenham oportunidade de trabalho e condições de sustentar suas famílias quando saírem da reclusão. “O que se tem visto com o projeto Malharia Social são pessoas que se sensibilizaram com a difícil realidade dessas mulheres e resolveram agir, para que elas retomem suas vidas e não voltem para o presídio”, finaliza.

Campanha de doações

O Ecomoda está auxiliando o projeto também na arrecadação de materiais de costura, de limpeza e lanches.

Estão sendo recolhidos os seguintes itens: cones de fio 150 para máquina de costura overlock (banlon) na cor branca e cones de fio para costura reta na cor branca; papel higiênico, sabonete, detergente, desinfetante, guardanapo, café, açúcar, biscoitos diversos e sucos.

Os itens podem ser entregues para o Ecomoda na recepção do Centro de Artes (Ceart). Doações de pães, bolos e outros alimentos de curta validade estão sendo recolhidas pelo coordenador do Malharia Social, Filipe Rodrigues da Silveira: malhariasocial@gmail.com.

Sobre o programa de extensão Ecomoda

Iniciado em 2004, o Ecomoda tem como objetivo disseminar o conceito de um vestuário sustentável através da produção e consumo consciente. Também atua na interação entre os acadêmicos e a comunidade, promovendo exposições, eventos, cursos e outras atividades com foco na questão socioambiental.

As ações do Ecomoda ocorrem na Grande Florianópolis e também em outras cidades catarineneses. Durante seus nove anos de existência, o programa já participou de eventos em outros estados e em países da Europa e América Latina.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Fone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h