Programa reúne pesquisadores em torno da história
das prisões no Brasil e no exterior. Arte: Divulgação
O programa de extensão
Arquivos Marginais, do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está entre os finalistas do
1º Prêmio Udesc de Inovação na categoria "Docente". Confira aqui a
lista completa dos finalistas. Criado pela professora Viviane Trindade Borges, do departamento de História, o projeto atua desde 2011 em instituições de confinamento na região de Florianópolis.
Os Arquivos Marginais dizem respeito a indivíduos que involuntariamente foram apreendidos por instituições de controle social como prisões, manicômios, leprosários, unidades de internação de menores em conflito com a lei, entre outros. Entre as ações envolvidas estão a preservação de arquivos e a difusão da história das prisões no Brasil, com conexões em instituições da América Latina, Europa e Estados Unidos.
O trabalho envolve documentação variada produzida dentro destas instituições para registrar o fluxo de objetos e pessoas, as rotinas e os variados registros destinados a melhor conhecer e controlar os indivíduos, como por exemplo relatórios, prontuários, atas, registros de entrada, fotografias, obras de arte, objetos, bem como as edificações que os abrigaram. O projeto é composto por bolsistas da graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e colegas de outras universidades para promover a discussão a respeito da história das prisões.
Além do
site oficial, o Arquivos Marginais também mantém um
perfil no Instagram para divulgação das atividades e
um podcast. "Ficamos muito felizes em sermos finalistas do Prêmio de Inovação da Udesc. Coroa um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão, e que existe a mais de 10 anos na Udesc", afirma a professora Viviane Trindade Borges.
Sobre o prêmio
O Prêmio de Inovação Udesc contempla propostas individuais e coletivas em oito categorias: aluno de graduação; aluno de pós-graduação; egresso; docente; técnico; projeto; setor; e centro.
Os trabalhos foram avaliados segundo critérios como relevância, originalidade e impacto das inovações, levando em conta as especificidades de cada categoria.
De acordo com a coordenadora de Projetos e Inovação da Udesc, Elaine Zeni Vieira, a grande quantidade de inscrições “reflete a força criativa e o compromisso com a transformação que existe em todos os setores da universidade”.
Os vencedores receberão troféus (1º lugar) e certificados (2º e 3º lugares). A cerimônia de premiação está marcada para 11 de junho.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
cipi.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br