Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/07/2019-14h33

Programa de extensão da Udesc Joinville desenvolve game gratuito para crianças autistas em fase de letramento

Nikolas Jensen, o terapeuta Fábio Ricardo Rush e Rafael Granza trabalham  juntos no desenvolvimento do game - Foto: Divulgação
Dois integrantes do programa de extensão Assistiva – Tecnologia para Inclusão Social, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, estão desenvolvendo um game gratuito voltado para crianças autistas. O Jogo Sério de Letramento (Josele) está em fase de testes e tem como objetivo auxiliar o público infantil na leitura, de forma interativa e divertida.

Desenvolvido no estilo de plataforma de gráficos 2D e todo desenhado em pixelArt, “Josele” é um projeto que teve início no primeiro semestre de 2018 e foi criado pelos alunos do curso de Ciência da Computação, Nikolas Jensen e Rafael Granza. 

O projeto dos estudantes conta com o auxílio dos professores Fábio Ricardo Rusch e Winny Kessy, terapeutas da Clínica Escola de Terapia Ocupacional, da Faculdade Guilherme Guimbala (ACE). Os profissionais estão testando o jogo com pacientes da clínica. Após os testes, os profissionais orientam os acadêmicos da Udesc Joinville sobre melhorias que podem ser feitas no game.

O público-alvo do projeto são crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em fase de letramento, porém, o game pode ser aplicado em crianças sem diagnóstico também. O jogador de “Josele” não tem uma idade pré-indicada, já que cada criança tem seu próprio tempo para aprender o letramento.

No jogo, a criança movimenta o personagem principal para que ele pegue as letras que pertencem a uma palavra específica que é mostrada na tela, dessa forma, quando a palavra é completada ocorrem efeitos visuais, incentivando o jogador a perceber como as palavras são formadas. Além disso, o personagem do jogo e os gráficos do fundo da tela podem ser escolhidos pela própria criança.

Após o término da fase de testes, o jogo deverá ser disponibilizado na plataforma do Google Play para download. O acesso será livre para todos.

Para mais informações sobre o game, entre em contato com o programa de extensão pelo e-mail: assistiva.udesc@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h