Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/08/2019-10h37

Programa de extensão da Udesc Joinville ganha prêmio por aquecedor de garrafas PET

Enactus busca fazer mudanças no mundo usando a ciência - Foto: Divulgação
O programa de extensão Enactus CCT, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participou de três categorias do Evento Nacional Enactus Brasil, que ocorreu entre 17 e 19 de julho, em São Paulo. O grupo foi premiado na categoria de energia acessível e limpa, com um aquecedor solar feito de garrafas PET para pessoas de baixa renda.

O Evento Nacional Enactus reuniu todas as unidades do programa no país, com a intenção de divulgar e premiar iniciativas sustentáveis. A unidade do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) levou ao evento três projetos: Projeto + Vida, Projeto Enactus LAB e o premiado Projeto Aqueça.

O projeto Aqueça envolve um grupo de três alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção e Sistemas, com a coordenação do professor Chidambaram Chidambaram. A iniciativa tem o objetivo de gerar energia limpa e acessível a pessoas carentes. A primeira unidade foi construída em uma comunidade cigana no bairro Jarivatuba.

Além de garrafas PET, a estrutura conta com outros materiais reutilizáveis como caixas de leite e tubos de PVC. O aquecimento da água é feito pelo sistema de circulação termossifão.

Buscando dar prosseguimento ao projeto, a construção do aquecedor será ensinada em uma oficina durante a 1ª Semana de Eventos Integrados.Para o próximo ano, o programa pretende trabalhar nas escolas e comunidades demonstrando o projeto.

Mais informações sobre o programa e seus projetos podem ser obtidas pelo telefone: 3481-7622

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h