Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2018-12h48

Programa de extensão da Udesc Lages oferece capacitação de sustentabilidade a professores da educação básica

Professora Letícia Sequinatto com professores da educação básica - Foto: Dionathan Sousa
O programa de extensão Solo na Escola, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou nesta segunda-feira,10, uma capacitação em solos para os professores da educação básica. O encontro contou com a parceria das secretarias municipais da Agricultura e de Educação.

Durante a manhã, os participantes foram recepcionados por um teatro que abordou a introdução ao estudo de solos, que foi idealizado por mestrandos, doutorandos e graduandos da universidade.

Para a engenheira agrônoma da prefeitura de Lages Josie Moraes Mota, o teatro é uma das formas de apresentar conhecimentos para as crianças. “A nossa intenção é de levar para os professores um conhecimento lúdico e atrativo que eles possam levar para os seus alunos em sala de aula.” Os professores contaram também com a apresentação do museu de solos da Udesc Lages mediada pela coordenadora do programa, professora Letícia Sequinatto.

Por meio de experimentos e maquetes, Sequinatto pode explanar sobre a formação, biodiversidade e serviços ecossistêmicos presentes nos solos, assim como as formas de poluição e riscos para o meio ambiente.

Para contribuir ainda mais com o conhecimento, os professores participaram de dinâmicas em grupo, com o objetivo de conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância da saúde do solo.

“Foi ensinado aos professores um exercício prático para a identificação dos organismos presentes no solo, porque a partir desse conhecimento podemos aplicar funções de conservação”, comenta a doutoranda em Ciência do Solo Mayara Costa Carneiro.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h