Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/07/2020-16h03

Programa Esag Kids da Udesc lança versão ampliada de e-book infantil com alerta contra o tabagismo

O programa de extensão Esag Kids, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança neste domingo, 2 de agosto, às 18h, em live no Instagram @esagkids, a versão ampliada do e-book Aventuras de uma Pipa no Ar Puro. O livro traz tirinhas da personagem do Diário de uma Pipa de Quarentena, agora falando sobre os males do hábito de fumar.

O lançamento da história em quadrinhos com 48 páginas reforça as ações do Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto. Uma edição curta do e-book, com 21 páginas, já havia sido lançada em 31 de maio, no Dia Mundial sem Tabaco. A versão ampliada será divulgada também na “Luaula’ do professor de matemática Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids, no Canal de YouTube do programa, na segunda-feira, 3 de agosto, às 19h47.

Baixe aqui o e-book “Aventuras de uma Pipa no Ar Puro”

O novo e-book traz os irmãos Pulmolino, novos amigos da Pipa, para explicar os males do tabagismo de forma lúdica, com informação científica e bom humor. “Queremos chegar às mentes criativas das crianças, para construirmos uma nova geração sem a epidemia do tabaco e cheia de saúde”, afirma o professor Eduardo Jara.

As tirinhas, criadas pelo professor Eduardo Jara, são uma variação do “Diário de uma Pipa em Quarentena”, lançado em abril para as crianças forçadas a ficar em casa durante a pandemia. O Esag Kids também produziu outro e-book do tipo, uma cartilha sobre primeiros socorros, em parceria com o Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da Udesc.

Parceria

O e-book contou com o apoio do Esag Kids Piauí, parceiro do programa da Udesc na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba (PI), desde 2018. A curadoria das informações científicas ficou a cargo da professora Patrícia Coertjens, doutora em Ciências Pneumológicas e coordenadora do Esag Kids Piauí.

Patrícia Coertjens, da UFDPar, considera “fantástica” a parceria com o Esag Kids. “Essa parceria permite realizar ações também com o público infantil, alertando desde cedo sobre os malefícios da indústria do tabaco” afirma a professora.

“Essa ação fortaleceu o vínculo que já temos com a UFDPar e amplia nosso conceito de cientificidade lúdica, ao abordar temas importantes da área da saúde, com a leveza que a Esag Kids propõe”, completa o professor Eduardo Jara.

A ideia é que os livros cheguem ao maior número possível de crianças e educadores, fazendo com que a reflexão acerca do Dia Nacional do Combate ao Fumo, não se restrinja apenas a uma única data do calendário nacional.

Saiba mais aqui sobre o Esag Kids

Serviço
O QUÊ: Lançamento do e-book “Aventuras de uma Pipa no Ar Puro”
QUANDO: domingo, 2 de agosto, às 18h (Instagram) e
segunda-feira, 3, às 19h47 (YouTube).
ONDE: Instagram (@esagkids) e YouTube (Canal do Esag Kids).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h