Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/06/2016-17h56

Programa Lixo Orgânico Zero da Udesc Lages é finalista em prêmio de inovação na França

 

Mario Cusatis apresentou o programa durante o prêmio, em Paris - Foto: Divulgação

O Programa Lixo Orgânico Zero, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi finalista do prêmio "Engie Innovation Trophies", realizado em Paris, na França, na última terça-feira, 7.

O prêmio recebeu mais de dois mil inscritos, dos quais 580 trabalhos de 70 países foram selecionados. Destes, foram eleitos 52 finalistas, em diversas categorias. O Programa Lixo Orgânico Zero foi um dos oito finalistas na categoria Excelência em Gestão.

"Só não conseguimos levar o troféu para casa. É claro que o troféu seria muito bom para nossa cidade, mas estamos nos sentindo como um atleta que conseguiu chegar às Olimpíadas ou à Copa do Mundo e, depois disso, o que menos importa é ganhar uma medalha", diz o coordenador do programa, Germano Güttler.

O Lixo Orgânico Zero foi inscrito no prêmio pela unidade de cogeração da Tractebel Energia em Lages. A empresa é parceira do programa e fornece cinzas produzidas a partir da queima de biomassa de pinus para serem usadas nas mini compostagens ecológicas desenvolvidas e mantidas em dezenas de escolas e em milhares de residências do município.

Em Paris, o trabalho foi apresentado e defendido pelo gerente da empresa em Lages, Mario Cusatis. "Graças à participação neste prêmio, a direção da Tractebel descobriu que esta é a única usina de biomassa do mundo que está fazendo compostagem com suas cinzas", comenta Güttler.

A distribuição destas cinzas em escolas e residências exigiu uma autorização da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). "Acreditamos que esta autorização é a única no Estado que permite a distribuição de um resíduo orgânico industrial em larga escala dentro do ambiente urbano", fala o coordenador.

Segundo Güttler, este tipo de resíduo é, tradicionalmente, liberado para uso na agricultura ou para ser beneficiado em pátios de compostagem devidamente licenciados para esta atividade.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca ensaca as cinzas e distribui gratuitamente para a população, que pode obter o material no Horto Municipal de Lages, no bairro Guarujá, viabilizando as mini compostagens ecológicas.

Sobre o prêmio

O "Engie Innovation Trophies" é um prêmio promovido há 30 anos pelo grupo Engie, até o ano passado chamado de GDF Suez. O grupo empresarial francês é o segundo maior do mundo no ramo de energia e atua na geração e na distribuição de eletricidade, gás natural e energias renováveis, como é o caso da afiliada em Lages, a Tractebel. É, também, a maior empresa de serviços públicos do mundo.

A Tractebel de Lages produz energia elétrica, há mais de 10 anos, a partir da queima da biomassa de pinus, processo considerado renovável e sustentável pois não gera efeito estufa devido à queima de, somente, material vegetal.

Programa tem adesão de mais de cem escolas

O Lixo Orgânico Zero iniciou há cerca de 11 anos, a partir de um projeto de extensão universitária, com a implantação de cinco hortas escolares. Atualmente, mais de cem escolas de Lages aderiram ao programa. Nesses estabelecimentos, os resíduos são separados pelos estudantes e professores em lixeiras diferenciadas para, em seguida, serem utilizados nos canteiros.

O programa desenvolveu novas metodologias de trabalho, entre elas, as mini compostagens ecológicas para que qualquer pessoa possa eliminar lixo orgânico. "Mudamos o foco de trabalho, dando prioridade para o lixo orgânico em vez das hortas e, principalmente, encontramos uma infinidade de parcerias que, em pouco mais de uma década, levaram esta proposta ambiental a níveis que nunca poderíamos imaginar", conclui o coordenador.

Leia mais:

14/04/2016 - Udesc Ibirama promove minicurso para incentivar escolas a adotarem projeto Lixo Orgânico Zero

06/01/2015 - Projeto Lixo Orgânico Zero, da Udesc Lages, já tem adesão de cem escolas e é adotado pelo TRE/BA

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3829-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h