Orquidália é uma das bandas participantes. Foto: Buriti Fotografia
Na próxima quinta-feira, 1º de agosto, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc será palco da mostra musical que integra a 13ª edição do seminário Fazendo Gênero (FG13). O evento ocorre das 17h às 19h na tenda localizada no estacionamento do centro. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Auditório do Departamento de Música (DMU), no piso térreo.
A programação conta com três grupos formados, em sua maioria, por estudantes do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart. Os participantes foram convidados por abordarem temáticas ligadas ao orgulho LGBTQIAPN+, e cada banda apresenta uma identidade e repertório próprios.
Além da mostra musical, a Udesc promove a partir de segunda-feira, 29 de julho, a 4ª Exposição Internacional Arte e Gênero e outras atividades artísticas e culturais do FG13. A programação segue até 2 de agosto no Ceart e inclui a Feira Armazém Coletivo Elza, que apresenta trabalhos em artesanato, arte, moda e produções culturais realizadas por pessoas negras, indígenas, mulheres e a comunidade LGBTQIA+, durante 1º e 2 de agosto, das 12h às 19h. Saiba mais
nesta notícia.
Programação
17h00 - Nalu
Sinopse: Nascido e criado em Florianópolis, Nalu aborda em suas músicas as inquietações e alívios que carrega consigo. Treinado musicalmente na voz Soprano, o timbre agudo é motor para uma interpretação ácida das composições que estrearam em 2024 no projeto com banda composta por voz, efeitos eletroacústicos, guitarra, baixo, bateria e percussão. Entre as suas principais inspirações e referências estão Tulipa Ruiz, Liniker e Gilberto Gil.
Duração: 30 minutos
17h45 - Orquidália
Sinopse: Da conjunção de sons, texturas e cores, surge a Orquidália - união singular das musicistas Maitê, Lucas, Dani y Gabi, com participação de Carlos Roberto. Misturando a energia elétrica de guitarra e bateria ao pulso orgânico de sopros e percussões, o grupo toca, dança e canta músicas do álbum Boca a Boca (2021), que se juntam a novas composições. Para esquentar, para envolver, para se amar.
Duração: 30 minutos
18h30 - Tran
Sinopse: A banda Tran teve seu início em 2023 formada por alunes do CEART Giwa, JP, adrian, Nico e Vi. A instrumentação consiste em uma mistura de sons do shoegaze e do heavy metal, em cima de métricas complexas com polirritmos e tempos cruzados e letras que detalham introspecções sobre as partes mais sombrias da mente humana.
Duração: 30 minutos
Sobre o FG13
Com o tema “Contra o fim do Mundo – Antifascismo, Anticolonialismo e Justiça Climática”, a 13ª edição do seminário internacional Fazendo Gênero busca promover um ambiente de interlocução entre a academia, o meio artístico e o ativismo, tendo como foco a questão de gênero.
Neste ano, a exposição "Arte e Gênero" reunirá obras de 30 artistas e coletivos, incluindo desenhos, esculturas, fotografias, pinturas e instalações. A partir das produções, o Fazendo Gênero convida a comunidade a debater pautas como a sobrevivência e a reação ao racismo, misoginia e tirania, além de questionar as preocupações da arte feminista contemporânea.
Além das atrações no Ceart, os visitantes também poderão acompanhar mais de 50 atividades artísticas e culturais, tais como apresentações de música, teatro e dança, performances, recitais de poesia e contação de histórias. Essas atrações serão realizadas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição organizadora do FG13.
Acesse a programação completa no site.
Serviço
O quê: mostra musical do Fazendo Gênero 13
Quando: 1º de agosto, das 17h às 19h
Onde: Tenda do Ceart — em caso de chuva, será no auditório do Departamento de Música (DMU)
Quanto: gratuito e aberto ao público
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350