Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/04/2022-17h11

Projeto apoiado pela Udesc Ceart está com inscrições abertas para oficinas com uso do Cipó Imbé

Oficinas acontecerão na cidade de Garuva, no Nordeste da Santa Catarina, nos dias 9 e 10 de abril

Imagem: Divulgação. 
Estão abertas as inscrições para as oficinas do “Arte Imbé: Tecendo Arte, Tecendo Vida”, que conta com o apoio do programa de extensão "Os usos sociais do desenho", do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que acontecerão no município de Garuva, nos dias 9 e 10 de abril. As inscrições são gratuitas e duram até o preenchimento total das vagas.

De acordo com os organizadores, o curso visa promover a valorização da cultura material de cipozeiras e cipozeiros da região Nordeste de Santa Catarina, por meio dos ensinamentos e difusão das técnicas relacionadas ao artesanato em Cipó Imbé.

As técnicas a serem trabalhadas envolvem todo o processo relacionado ao fazer do artesanato e ao saber local, que conjugam o manejo sustentável das fibras de cipó Imbé, cujo nome científico é Philodendron Corcovadense Kunth

Serão ministradas quatro oficinas, com 15 vagas cada, que trabalharão com técnicas seculares sobre o processo de manejo sustentável das fibras de cipó Imbé e trançado de peças artesanais que são bastante tradicionais como chapéus, cestos, balaios, bandejas, entre outros artefatos.

O professor Douglas Ladik Antunes, coordenador do programa de extensão da Udesc Ceart, explica que a Udesc Ceart, além de apoiar o evento em sua divulgação e na difusão desta arte, fez a assessoria para a obtenção de recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, obtidos por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Ele conta que o município de Garuva, onde acontecerá o curso, reconhece a identidade dos cipozeiros e cipozeiras, por meio da Lei Municipal Nº1981/2017.  “A valorização das práticas locais visa enaltecer não somente a tradição do artesanato, mas também a identidade cultural destas pessoas”, afirma.

Inscrições

As solicitações para participar da oficina devem ser enviadas ao endereço de e-mail judithcipozeira@gmail.com. Nele devem constar nome completo, CPF, RG e indicação das oficinas de interesse. No total são quatro oficinas que contam com 15 vagas cada. A seleção será feita por ordem de inscrições e o resultado será divulgado por e-mail. O transporte e estadia, para os participantes de fora da cidade Garuva, são por conta dos inscritos.

Programação 
  • Oficina 1: (dia 9/4, 7h) Manejo de Cipó Imbé (duração: 3h30) – Conteúdo: Saída a campo guiada para o manejo de cipó trabalhando especificamente: identificação de malhas de cipó, identificação de fios maduros de cipó, técnicas de corte, técnicas de enfardamento, transporte. Nesta oficina serão trabalhados outros saberes associados ao trabalho de mateiros/as, como identificação de plantas alimentícias, cuidados na saída a campo e segurança do trabalho. O que levar: Bota (preferencialmente galocha), calça comprida, camiseta de  manga longa, repelente,  equipamentos pessoais de proteção para mato,  água.
  • Oficina 2: (dia 9/4, 14h) Beneficiamento de Cipó Imbé (duração: 3h30) –Conteúdo: Técnicas associadas ao tratamento e beneficiamento das fibras de cipó: descascamento, raspagem do limo, perfilhamento (ou “rachar” e passar o cipó), secagem. O que levar: roupas velhas, repelente, tesoura.
  • Oficina 3: (dia 10/4, 8h) Tecido de Peças - Iniciante (duração: 3h30) – Conteúdo: Técnicas associadas ao “tecido” de elementos básicos do artesanato, tecido do fundo (umbigo asterisco e retangular), viradas de borda, urdidura, arremates (simples e pirajú), inserção de alças. O que levar: roupas velhas, repelente, tesoura, ideias para fazer suas peças.
  • Oficina 4: (dia 10/4, 13h) Tecido de Peças - Intermediário (duração: 3h30) – Conteúdo: Técnicas associadas ao “tecido” de elementos básicos do artesanato em composição de peças mais complexas, como formas de animais, instrumentos musicais (caxixis), samburás, etc. O que levar: roupas velhas, repelente, tesoura, ideias para fazer suas peças. 

Serviço

O quê: inscrições para a oficinas “Arte Imbé: Tecendo Arte, Tecendo Vida”;
Quanto: gratuito e aberto ao público interessado;
Quando: 9 e 10 de abril de 2022;
Onde: Morro do 15, Garuva, SC;
Inscrições e informações: pelo e-mail judithcipozeira@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
+ 55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h