Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/09/2018-16h44

Projeto da Udesc capacita pesquisadores no uso de software para estudos em Ciências Sociais

 
Pesquisador Waldir Rocha adaptou software para português Foto: Ana Quinto/Ascom Udesc Esag
O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, projeto de pesquisa e extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta sexta-feira, 14, e na segunda e terça, 17 e 18, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) uma oficina voltada ao uso de uma nova ferramenta de pesquisa em Ciências Sociais.

A oficina, que envolve integrantes de cinco grupos de pesquisa, abre possibilidades de trabalhar com o Prospéro (Programa de Sociologia Pragmática, Experimental e Reflexiva em Computador, na sigla em francês). Trata-se de um software de análise de textos que permite a exploração de dossiês complexos e de grandes conjuntos de textos, permitindo o acompanhamento de controvérsias e polêmicas em longos períodos de tempo.

O software foi desenvolvido na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, na sigla em francês), em Paris. A ferramenta foi adaptada para o idioma português por um grupo de pesquisadores, entre eles Waldir Lisboa Rocha, atualmente doutorando na instituição francesa. O Observatório de Inovação Social de Florianópolis trouxe o pesquisador à Udesc para ministrar a oficina.

Diálogo

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis é uma plataforma digital e colaborativa para promover a interação e a aprendizagem coletiva no ecossistema de inovação social de Florianópolis, ampliando seu impacto. É um projeto do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), ligado à Udesc Esag.

O Observatório também promoveu na quinta-feira, 13, uma reunião com o pesquisador Waldir Rocha, a equipe técnica do projeto e integrantes de cinco grupos de pesquisa (quatro deles da Udesc e um da Universidade Federal de Santa Catarina – Ufsc).

Além do próprio Nisp, o diálogo envolveu o Grupo de Pesquisa em Dimensões e Processos Organizacionais – Strategos e o Laboratório de Educação para a Sustentabilidade e Inovação Social – Leds (todos da Udesc Esag), o Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade – Liss (Udesc Balneário Camboriú) e o Núcleo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento – ORD (Ufsc).

Saiba mais sobre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis em www.observafloripa.com.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC