Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2017-13h20

Projeto da Udesc faz encontro gratuito para discutir qualidade de vida de pacientes com artrite reumatoide

Participantes falaram sobre nutrição, exercícios físicos e outros temas no Cefid, em Florianópolis - Foto: Div.
O projeto Ar.trativa, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que faz ações sobre artrite reumatoide, realizou seu segundo encontro no auditório da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, na terça-feira, 24.

Cerca de 50 pessoas, entre pacientes, familiares, acadêmicos e professores participaram do evento gratuito "Artrite reumatoide: cuidar para viver e conviver bem".

Os participantes assistiram a palestras sobre a importância da nutrição e do exercício físico para pacientes que convivem com a doença.

A nutricionista Lilian Fausto falou sobre como preparar a alimentação e quais alimentos, chás e sucos são indicados e podem ser benéficos para a saúde dos pacientes. 

As doutorandas em Ciências do Movimento Humano da Udesc Juliane Oliveira e Melissa Mezzari falaram sobre caquexia reumatoide, ou seja, a perda muscular em pacientes com artrite reumatoide, e como diminuir o risco desses pacientes de ter doenças cardiovasculares.

Projeto oferece avaliações gratuitas

O Ar.trativa é um projeto da Udesc sob coordenação da professora Susana Domenech, realizado nos laboratórios de Instrumentação (Labin) e de Análises Multissetorial (Multilab), coordenado pela professora Monique Gevaerd.

"Os pacientes do projeto compareceram e trouxeram mais pessoas que convivem com essa doença. A cada ano, aumenta a procura pelas atividades do projeto, o que favorece não só a extensão, mas também o ensino e a pesquisa científica", destaca Susana.

O projeto oferece avaliações bioquímica e fisioterapêutica gratuitas e o acompanhamento de exercícios aquáticos a pessoas com artrite reumatoide.

A ideia, diz a professora Susana, é dar um retorno para a comunidade por meio de ações como desenvolvimento de pesquisas e serviços gratuitos para promover a qualidade de vida dos pacientes com a doença.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8689 e pelo e-mail susana.domenech@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h