Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2017-16h05

Projeto da Udesc Lages voltado para astrofísica é contemplado com R$ 90 mil em chamada da Fapesc

Os professores Valdeci Costa, Cláudia Campos e Rafael Lima, autores do projeto - Foto: Divulgação
Um projeto desenvolvido no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, no valor de R$ 90 mil, foi contemplado a Chamada Pública nº 06/2016 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto "Software para simulação da hidrodinâmica e magnetohidrodinâmica de fluídos newtonianos e relativísticos no contexto astrofísico de sistemas de estrelas compactas" é de autoria dos professores Valdeci Costa, Cláudia Campos e Rafael de Lima.

Os recursos serão investidos na aquisição de computadores adequados para rodar o software. O objetivo é trabalhar na área de astrofísica e simulação computacional, voltados para o estudo da matéria nuclear em estrelas e outros objetos. Serão estudadas, também, meteorologia e simulação de fluídos.

"Temos como objetivo trabalhar com esses processos de meteorologia e fluídos. São áreas que permitem comparar resultados numéricos e realizar previsões", explica Costa.

Segundo os professores, o que se gera com esses estudos é uma grande quantidade de equações para se resolver, tornando necessário um supercomputador para detectar o resultado.

"Temos alguns resultados de laboratório que são analisados e temos equações bem fundamentadas. Podemos prever outros eventos e fenômenos que, até então, não estavam validados totalmente. Isso é muito importante", comenta Lima.

Também atuam no projeto pesquisadores de outras quatro instituições: Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h