Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/04/2021-13h19

Projeto da Udesc Laguna sobre os espaços públicos faz vídeos com intérpretes de Libras

Intérpretes fazem a tradução em Libras disponíveis no Youtube do projeto. Arte: Divulgação/Youtube
O curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, em parceria com o grupo de intérpretes de Libras do Centro de Educação a Distância (Cead), oferecem três novos vídeos em Libras e traduções em áudio para o francês e italiano do projeto de extensão A Cidade Falada, disponíveis no Youtube e no Spotfy.

O primeiro vídeo, entitulado "Mapa Falado de Laguna", descreve a cidade de Laguna, suas principais características físicas e geográficas, praias, bairros e edifícios.

O segundo apresenta uma breve retrospectiva histórica de Laguna, do episódio "Laguna, naturalmente bela e segura.”

E o terceiro aborda fatos históricos testemunhados ocorridos na Lagoa Santo Antônio dos Anjos em "Testemunho de uma lagoa."

A tradução em Libras é realizada pela intérprete Stephanie Caroline Alves Vasconcelos, do grupo de intérpretes de Libras da Udesc Cead, e coordenado pela professora Natália Schleder Rigo.

O episódio "Aspectos Naturais no Pôr do Sol na Lagoa Santo Antônio dos Anjos" foi traduzido para o idioma italiano pela aluna Gloria Fort, de nacionalidade italiana, e para o idioma francês pela aluna Kassira Soule, de nacionalidade africana.

Sobre o projeto

A Cidade Falada é um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna que realiza descrições textuais e verbais de espaços públicos, sejam eles de caráter arquitetônico, paisagístico ou urbanístico. 

O projeto conta com narrativas e reflexões por voz, possibilitando que o ouvinte aproveite as informações por áudio enquanto contempla o objeto descrito, promovendo também a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Da mesma forma, o projeto oferece vídeos em Libras, para pessoas com surdez e também a tradução para outros idiomas, através da voz de alunos estrangeiros.

Mais informações

Para saber mais acesse as redes sociais do projeto no Spotify, YouTube, Facebook, Instagram e entre em contato pelo e-mail acidadefalada@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Intérpretes fazem a tradução em Libras disponíveis no Youtube do projeto.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h