Legenda: Imagem / Divulgação
João Pedro Dias Ribeiro
Intitulado "Através do Tempo", o editorial feito por João Pedro Dias Ribeiro, formando de Design Gráfico da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), como projeto final de graduação
, combina imagens 3D e animações para explorar as mudanças urbanísticas e culturais de Florianópolis. Com foco em áreas históricas como o Mercado Público, a Alfândega e o Miramar, icônico ponto da cidade demolido há exatos 50 anos, em 1974, as imagens refletem como esses locais eram antes do aterramento da região.
São mais de 20 imagens renderizadas em 3D que recriam o passado de Florianópolis, abordando o impacto dos aterros na geografia e no cotidiano da cidade. Locais simbólicos foram revitalizados virtualmente, permitindo uma viagem no tempo. Além das imagens, João Pedro desenvolveu uma animação com trilha sonora de "Onde Anda Você", de Vinicius de Moraes e Toquinho, complementando a experiência sensorial e emocional proposta pelo editorial.
João Pedro revela que suas raízes familiares tiveram um papel fundamental na escolha do tema. “Sou de família bem manezinha no geral. Nasci aqui, meu pai foi criado no José Mendes e minha mãe na Palhoça, mas a vivência deles foi muito forte no Ribeirão da Ilha. Passei parte da infância lá e sempre ouvi histórias sobre o passado”, compartilha. Ele também menciona o papel do pai como grande influenciador de sua paixão pela temática. “Meu pai sempre estudou muito o passado de Floripa e até escreveu um livro sobre isso. Ele costumava me levar ao Mercado Público e dizia: ‘Aqui era tudo água’. Isso ficou gravado na minha memória.”
Durante o processo, ele teve o apoio de dois professores orientadores, João Calligaris Priscyla Falkenburguer, e utilizou imagens de referência coletadas em fóruns, artigos e no acervo da Casa da Memória, da Fundação Franklin Cascaes. Apesar de ser um piloto, o trabalho carrega profundidade histórica e pessoal. “Encontrei artigos que consideram a demolição do Miramar um marco de ruptura entre a Floripa antiga e a moderna. Isso me motivou a mostrar como o passado ainda está vivo, tanto na memória coletiva quanto nas histórias familiares”.
“Esse trabalho é o reflexo de tudo que aprendi na Udesc", destaca João Pedro. O estudante, que se forma no próximo semestre, expressou interesse em levar o projeto adiante, contando com o suporte da universidade, envolvendo novas parcerias e curadoria histórica mais formal, além de colaborações com outros cursos para incrementar a obra.
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Matheus Alves, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350