Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2016-12h05

Projeto de alunos e professores da Udesc Planalto Norte compartilha conhecimentos em software livre

Um grupo de alunos e professores do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, criou o Círculo Ceplan para proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla e investigativa do universo acadêmico e compartilhar informações com uso, desenvolvimento e pesquisa de software e hardware livres.

A iniciativa promove seminários, cursos e o Fab Lab (laboratório de ideias), no qual os alunos podem interagir e propor soluções. Os cursos são ministrados por acadêmicos de Sistemas de Informação, que repassam os conhecimentos adquiridos, além de criar projetos e atuar do gerenciamento à execução.  

Adesão imediata

A ação, que foi inspirada no Círculo de Viena e deverá se transformar em um programa de extensão em 2017, surgiu no fim do ano passado como uma iniciativa dos professores Leandro Correa Pykosz e Alex Luiz de Sousa e teve adesão imediata dos alunos de Sistemas de Informação.

Segundo o professor Pykosz, o Círculo Ceplan iniciou as atividades com um curso de eletrônica básica, ministrado pelo acadêmico Fernando da Costa Neves, para atender pedidos de alunos interessados em utilizar hardware livre em projetos de trabalho de conclusão de curso (TCC).

Ele lembra que a criação do círculo também teve, como referência, grupo Colméia, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joinville, que utiliza, faz pesquisas e desenvolve sistema computacional em software livre.

Do projeto da Udesc Planalto Norte, podem participar estudantes, professores, voluntários e convidados interessados em compartilhar conhecimentos e experiências nas áreas de software e hardware livres. Interessados devem fazer sua inscrição no site oficial.

Leia mais:

27/07/2016 - Udesc Planalto Norte define equipe para etapa inicial da 21ª Maratona de Programação, em Blumenau

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h