Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2022-18h15

Projeto de estudante da Udesc Ceart é selecionado em edital sobre destinação de resíduos sólidos

Trabalho é voltado para resíduos sólidos gerados em obras de restauração de edifícios históricos

Projeto da estudante Luana Gonçalves dá um novo olhar  aos resíduos sólidos de obras de restauração. Imagem: Luana Gonçalves.
A discente da 3ª fase de licenciatura em Artes Visuais, Luana Gonçalves, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi aprovada no edital do Projeto Cembyra do Instituto Timbó: um novo olhar para os resíduos sólidos gerados nas obras de restauração de edifícios históricos.   
 
De acordo com Luana, ser aprovada no edital ainda nas primeiras fases da graduação, significa em primeiro lugar que a Udesc Ceart tem ótimos professores, e que estão oferecendo ferramentas perfeitas para cada aluno se tornar ótimos artistas. O projeto de Luana, intitulado como “Por um Futuro de Luz”, foi elaborado com foco na importância da educação consciente como ferramenta para alcançar um futuro melhor, e é composto pelo uso de vidros estilhaçados para compor um painel, assim, criando um efeito com a interação dos vidros com a luz do sol. 

Sobre o Projeto Cembyra   

O projeto tem como objetivo propor um novo olhar para os resíduos sólidos. É usado os rejeitos das obras para criar trabalhos de arte. A inspiração veio do trabalho do arquiteto e artista plástico Fernando Madeira, que se apropria de objetos descartados para suas criações artísticas. “Recupero, conserto, reciclo, descubro, crio e ponho em cena ideias que sempre me fascinaram: a ação do tempo sobre coisas e pessoas, as ruínas, o envelhecer, o respeito à beleza daquilo que não tem mais serventia”, define o artista.  

Outro estímulo para realização da ação surgiu de forma orgânica na obra do Palacete Tira Chapéu, quando restos de madeira foram usados na confecção de tábuas de cozinha, molduras de quadros e outros artefatos que ganharam vida com matéria prima que poderia ter sido rejeitada. A criatividade e a proatividade de colaboradores e colaboradoras que participaram dessa atividade fascinaram quem teve contato com objetos e móveis confeccionados. 

Mais informações sobre o Instituto Biapó e o projeto da aluna podem ser encontradas no Instagram da  Construtora Biapó

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h