Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/09/2015-11h47

Projeto de extensão da Udesc Ibirama chega à marca de R$ 4,5 milhões captados para 152 entidades

O projeto de extensão Captação de Recursos do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama,  já conseguiu obter  R$ 4,5 milhões em projetos aprovados para 152 entidades sem fins lucrativos de 21 municípios catarinenses desde sua implantação, em 2013.

O montante captado, que inclui ainda um terreno de 1,8 mil metros quadrados e 136 apresentações artísticas, beneficiou 12,5 mil pessoas de entidades localizadas em 17 municípios da Serra Catarinense e quatro do Alto Vale do Itajaí.

Segundo a coordenadora do projeto, Valkyrie Vieira Fabre, a metodologia usada consiste em receber as demandas das entidades, avaliar sua capacidade de gerir projetos, pesquisar editais de captação de recursos compatíveis com a proposta a ser desenvolvida, elaborar e acompanhar os projetos até a sua aprovação final, orientar na gestão dos recursos captados e auxiliar na prestação de contas.

As ações ocorrem nas entidades, o que possibilita a participação de alunos voluntários e funcionários da instituição. Desde agosto deste ano, o projeto passou a ter o auxílio dos estudantes Jardel Pandini e Kassia Laressa Manarin, do curso de Ciências Contábeis da Udesc Ibirama.

Na última sexta-feira, 25, foi entregue na Comarca de Ibirama, do Tribunal de Justiça, a prestação de contas do último projeto aprovado, que beneficiou o Centro de Educação Infantil Branca de Neve, do município de José Boiteux. A escola atende 150 crianças e ganhou um completo parque infantil e uma caixa de areia coberta.

Regra

"Adotamos, como regra, apoiar um único projeto por entidade. Assim, a partir do segundo, a instituição já saberá proceder de forma independente", explica a professora da Udesc Ibirama.

Valkyrie lembra que o projeto de extensão Captação de Recursos tinha, como objetivo inicial, "abrir caminho para o acesso às entidades sem fins lucrativos e era uma ação do programa Gestão de Entidades do Terceiro Setor. Hoje ele atua como projeto isolado."

Para a coordenadora, a Udesc, como instituição pública, "tem o dever de retribuir à sociedade o conhecimento que adquire. Não basta ensinar nossos alunos. Temos que mostrar que a teoria pode ser aplicada na vida prática deles."

Leia mais: 

30/09/2015 - Udesc divulga lista com 59 fontes de recursos para órgãos públicos e organizações do terceiro setor

07/08/2015 - Comarca aprova projeto de parque feito por alunos da Udesc Ibirama para crianças de José Boiteux

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h