Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2025-18h52

Projeto de saúde distribuirá mudas de árvores na quarta a públicos da Udesc Cefid

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), distribuirá mudas de árvores para a comunidade na próxima quarta-feira, 29, das 9h às 11h e das 15h30 às 17h30, em frente ao Setor de Enfermagem, no pátio da cantina, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O evento "Plante vida, cultive cuidado" celebra o Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização do câncer de mama, e é uma ação do projeto de extensão Promovendo a Saúde na Univer-Cidade, coordenado pela técnica Valdirene Avila, do Setor de Enfermagem, da Udesc Cefid, com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia. A ação será aberta para estudantes, técnicos, docentes e público externo, que receberão mudas de árvores frutíferas e nativas decoradas com laço rosa e orientações sobre como fazer o plantio.

De acordo com Valdirene, a escolha de distribuir mudas de árvores ocorreu por conta dos benefícios que elas trazem, como melhoria na qualidade do ar e na regulação do clima; efeitos positivos da arborização na saúde física e mental; e contribuição ambiental para Florianópolis, que está entre as cidades com concentrações urbanas menos arborizadas do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

Para divulgar a ação, a organização encoraja que, durante o dia, os participantes registrem o momento e compartilhem as fotos nas redes sociais com a hashtag #PlanteVidaCultiveCuidado.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e busca compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; e contribuir para a redução da mortalidade.

Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, mas, se diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a até 95%. Em Florianópolis, as mamografias estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mediante encaminhamento médico.

Sobre o projeto

O projeto Promovendo a Saúde na Univer-Cidade realiza ações de caráter informativo e de saúde junto a profissionais da área e às comunidades interna e externa da Udesc.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail promover.saude@udesc.br e pelo perfil do projeto no Instagram.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Estagiária de Jornalismo Beatriz Perrone
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637

* Sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt

** Notícia atualizada em 24/10/2025, às 20h10
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h