A vivência prática facilita a formação do conhecimento e das memórias para uma consciência ambiental. Fotos: Sara John.
O projeto
Floresta Adentro é uma iniciativa social do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) voltada a alunos de ensino fundamental e médio de Lages. O projeto combina trilhas ecológicas no Parque Natural Municipal de Lages (Parnamul) com diferentes atividades em sala de aula. Enquanto preparam a primeira visita ao Parnamul de 2025, integrantes do Floresta Adentro levaram demonstrações do trabalho ao Parque Jonas Ramos (Tanque) no dia 26 de setembro.
A atividade fez parte da programação do espaço recreativo "Semeando histórias, plantando futuro!", realizado pela Prefeitura Municipal de Lages. Com demonstrações táteis e outras práticas interativas, o Floresta Adentro levou ao Tanque plantas nativas encontradas no Parnamul.
Vivências em meio à Mata Atlântica constroem consciência ambiental
Com início em 2024, Floresta Adentro é desenvolvido por estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal que cursam a disciplina de Botânica Sistemática, ministrada pela professora Drª Roseli Bortoluzzi na Udesc Lages. Alguns dos integrantes do projeto atuam no Herbário Lages, localizado no campus da Udesc em Lages e também dirigido por professora Roseli.
As visitas didáticas ao Parnamul são oportunidade para que os estudantes de ensino fundamental e médio aprendam sobre conservação da flora nativa e sobre biologia de forma prática, construindo conhecimento e consciência ambiental em atividades lúdicas, em meio à Mata Atlântica da Região Serrana. Para os estudantes da Udesc, futuros engenheiros agrônomos e florestais que guiam as visitas, o preparo dos passeios inclui identificação de espécies em seu
habitat natural, coleta amostras para
exsicatas (plantas secas que podem ser conservadas por mais tempo) e até mesmo a participação em um "bingo do reino
plantae", tudo como parte de uma oficina extracurricular completa que os prepara para atuar como verdadeiros educadores.
O projeto é realizado em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e a Secretaria de Serviços Públicos do Município de Lages. A iniciativa é uma ação necessária para divulgar ações de Educação Ambiental, bem como promover o reconhecimento de espécies nativas com potencial de uso econômico e de espécies nativas da Mata Atlântica. “O Floresta Adentro forma uma nova geração de guardiões da floresta através da educação e do contato direto com a natureza”, orgulha-se professora Roseli.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Carla Torres
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Colaborou a assessora de comunicação do projeto Floresta Adentro, bolsista Sara John