Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/09/2022-16h42

Projeto Integrado da Udesc Ceart faz parceria com MASC em visita guiada e bate papo nesta sexta

Imagem: divulgação.

O Projeto Integrado do Departamento de Artes Visuais (DAV), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o Museu de Artes de Santa Catarina (MASC) realiza nesta sexta-feira (16) uma conversa com o artista Walmor Corrêa com o tema “Fluxos intensivos: arte como dispositivo entre saber e fabulação”, a partir das 19h. A roda de conversa acontecerá após a visita guiada à exposição de Walmor, que acontece no MASC, marcada para às 17h30. A exposição ficará disponível para visitação até dia 18 de setembro.

A visita guiada será da exposição “Sobre pássaros, sinaps es e ervas energéticas". De acordo com  Walmor, ela apresenta "uma interação entre a arte e a ciência, nos corpos estranhos, poeticamente produzidos". As obras mostram criaturas que misturam corpos de aves com cabeças de roedores, desenhos da possível anatomia dos seres do folclore brasileiro, insetos imaginários e esqueletos a partir de híbridos entre mamíferos, aves, peixes e répteis.

Walmor Corrêa desenha desde a infância e se dedica às artes visuais há mais de 40 anos. O fascínio pelo trabalho de Leonardo da Vinci, que conheceu ainda na escola, foi inspiração para que criasse seu próprio universo particular, definido numa parceria entre o desenho e a curiosidade constante pelos diversos personagens do folclore brasileiro. Até hoje, Walmor se considera “um adulto que busca solucionar questões da imaginação”. “Através de suas coleções e exposições temporárias, como esta do artista Walmor Corrêa, o museu permite investigações históricas, relações entre ciência, cultura e sociedade, tendo como papel informar e educar”, comenta a professora de Artes Visuais da Udesc Ceart, Luzia Renata Yamazaki.

A roda de conversa terá mediação dos estudantes de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais Lucas Polidoro e Marcello Carpes, e de acordo com os organizadores "tem o propósito de provocar no público a importância de visitar museus, lugar de conhecimento, que preserva referências da memória, bem como estabelece conexão entre o passado e o presente, com reflexões do que produzimos no contemporâneo".

Luzia acrescenta que o Projeto Integrado do DAV foi criado com o desejo de integrar as fases e curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, bem como ampliar o conhecimento entre os estudantes e a comunidade, nas relações entre arte, educação, cultura, processos artísticos contemporâneos. "Com esse evento, pretendemos aproximar, por essas relações, nossos estudantes, professores e comunidade a relação direta entre o artista criador e as obras expostas no MASC, bem como abrir para a escuta para o educativo que recebeu o público durante a exposição. Objetivamos aproximar Arte e Vida, convidando ao público entrar na obra e criar relações de proximidade, intimidade com o Artista e seu fazer artístico" finaliza.

Serviço 1
O quê: Visita guiada com o artista Walmor Corrêa pela exposição "sobre pássaros, sinapses e ervas ernegéticas";
Quando: sexta-feira, dia 16 de setembro, às 17h30;
Onde: no MASC, localizado na Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, em Florianópolis;
Quanto: gratuito.

Serviço 1
O quê: Roda de Conversa “Fluxos intensivos: arte como dispositivo entre saber e fabulação”, com Walmor Corrêa;
Quando: sexta-feira, dia 16 de setembro, às 19h;
Onde: no MASC, localizado na Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, em Florianópolis;
Quanto: gratuito. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h