Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2021-16h57

Radiofonias Udesc promove palestra e oficina voltadas para a produção radiofônica

Programa de extensão da Udesc Ceart oferece as atividades que têm inscrição até 30 de agosto

Imagem: Divulgação.
O Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferece por meio do Programa de Extensão Radiofonias uma palestra e uma oficina, ambas on-line, voltadas à produção radiofônica. Estudantes e profissionais de música, teatro, jornalismo, cinema, artes visuais, radialistas e pessoas interessadas em criação radiofônica, são o público-alvo das atividades. Ambas têm inscrições até dia 30 de agosto.

A palestra da ação “Teia Radiofônica”, com Janete El Haouli e José Augusto Mannis, apresentará o tema “Conversando com Brecht e com sua Teoria do Rádio” e está marcada para o dia 3 de setembro, às 19h. São 100 vagas e os interessados devem fazer inscrição pelo e-mail do programa, até dia 30. O evento abordará a teoria do rádio de Brecht como arte.

Já a oficina “Rádio Imaginário”, com Janete El Haouli e José Augusto Mannis, tem como proposta a escuta de diferentes edições e montagens de programas radiofônicos, além da elaboração de propostas de programas radiofônicos criativos. A atividade está marcada para acontecer nos dias 4, 5, 11 e 12 de setembro, das 9h30 às 11h30, e das 15h às 17h , e das 19h às 22h, no dia 10 de setembro.  A carga horária total é de 19h, e haverá emissão de certificado. São 20 vagas, preenchidas por ordem de chegada, e as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de agosto, mediante preenchimento do formulário que deverá ser enviado por e-mail.

Para participar da oficina os interessados deverão saber gravar com equipamentos portáteis ou celulares (com qualidade de áudio), editar e mixar sons e vozes usando os próprios equipamentos e softwares.

Sobre o Radiofonias
O programa de extensão Radiofonias propõe um espaço de experimentação, veiculação e arquivo de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, silêncios incidentais e proposições sonoras para escutas expandidas. Além da ação Teia Radiofônica, com oficinas e palestras, propondo o intercâmbio entre pesquisadores e a produção de peças radiofônicas, o programa desenvolve ainda: o programa de rádio “Radiofonias”, com a veiculação semanal na Udesc FM Florianópolis (100,1 e on-line), às terças-feiras, às 20h; o “Ponto de escuta”, um acervo, com trabalhos veiculados no programa de rádio; e o “Ponto de fala”, um espaço com microfone aberto para leituras de textos e outras falas, em contextos específicos, com registros sonoros.

Confira o programa no Mixcloud.
Acesse a Udesc FM.


Ministrantes da palestra e da oficina
Janete El Haouli é musicista, artista sonora/radiofônica, produtora cultural, curadora e pesquisadora com ênfase na experimentação da mídia radiofônica, da experimentação da voz e da poesia sonora, da escuta e das paisagens sonoras nos processos de criação. Seus trabalhos exploram o rádio como mídia criativa e sua pesquisa sobre a voz de Demetrio Stratos alcançou projeção internacional. Foi professora na Universidade Estadual de Londrina/UEL, Departamento de Música e Teatro (1981-2011). Graduada em Música (Bacharelado em Piano). Mestrado em Ciências da Comunicação (1993) e o doutorado em Artes/Radio (2000), ambos pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado (2007) pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


José Augusto Mannis é compositor, performer eletroacústico, sound designer, professor universitário e pesquisador. Suas composições abrangem os mais
variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimeios. Idealizou e
implantou no Brasil o Centro de Documentação de Música Contemporânea (Unicamp) em cooperação com o Centre de Documentation de la Musique
Contemporaine – Cité de la Musique, França (Radio France, SACEM e Ministério da Cultura da França). Desenvolve pesquisas no campo da música, acústica, engenharia de áudio e da ciência e tecnologia.

Serviço 1
O que: Palestra “Conversando com Brecht e com sua Teoria do Rádio”;
Quando: 3 de setembro de 2021, às 19h;
Quanto: gratuito;
Onde: plataforma on-line Zoom
Vagas: 100;
Inscrições: até 30 de agosto, via e-mail para radiofonias.udesc@gmail.com.

Serviço 2
O que: Oficina: ‘Rádio imaginário’;
Datas: dias 4, 5, 11 e 12/9, das 9h30 às 11h30 e das 15h às 17h; e dia 10/09 das 19h às 22h (carga horária total: 19 horas);
Local: sala on-line, plataforma Zoom
Quanto: gratuito;
Vagas: 20;
Inscrições: até dia 30 de agosto – via formulário a ser preenchido e enviado para radiofonias.udesc@gmail.com.

Conheça mais sobre o programa no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h