Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/09/2020-14h47

Recepção de estudantes internacionais é tema de defesa no Mestrado em Administração da Udesc Esag

Pesquisador estudou recepção de estudantes estrangeiros no Brasil  por meio de parcerias de universidades com organizações dos EUA
O Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem defesa de dissertação nesta terça-feira, 22. As defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) estão sendo realizdas em ambiente on-line, em razão da pandemia de Covid-19.

Renato Pereira Lima de Carvalho defenderá perante a banca examinadora, para a obtenção do título de mestre, a partir das 9h desta terça, sua dissertação “Mobilidade internacional de recepção e estudantes: Um estudo multicaso de projetos norte-americanos em instituições de ensino superior no Brasil”. A pesquisa teve orientação do professor Mário César Barreto Moraes.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta terça-feira, 22, a partir das 9h)

O estudo aborda programas de mobilidade estudantil internacional conhecidos como specialty study abroad programs (SSAP), oferecidos por organizações com ou sem fins lucrativos em parceria com quatro universidades brasileiras: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e de São Paulo (PUC-SP), Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

O objetivo foi identificar a contribuição destes programas aos processos de internacionalização das instituições de ensino superior anfitriãs. Foram ouvidos gestores estratégicos das universidades e dos programas, estudantes locais e estudantes internacionais participantes.

Impacto

A pesquisa encontrou grande impacto dos programas SSAP nas universidades brasileiras, em conjunto com outras ações. A conclusão fo de que este tipo de parceria aumenta a competitividade e a qualidade geral do processo de internacionalização das instituições de ensino superior.

Ofertas de disciplinas em inglês, convívio com estudantes estrangeiros nos campi, participação em atividades multiculturais e interdisciplinares, desenvolvimento de soft skills (habilidades interpessoais, flexibilidade e adaptabilidade, comunicação multicultural e capacidade de tomada de decisão como cidadãos globais) são algumas das oportunidades abertas aos estudantes locais.

O estudo observou ainda a necessidade de um maior esforço para que os programas SSAP sejam institucionalizados nas universidades anfitriãs (ainda são percebidos como projetos externos) e de mais disseminação de acordos de parceria com esses programas em instituições de ensino superior de excelência no país.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisador estudou programas de intercâmbio receptivo de estudantes dos EUA em universidades brasileiras
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h