Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2020-16h23

Redução do consumo leva a terceiro mês de preços estáveis, mostra índice da Udesc Esag

Alimentos comprados em supermercados tiveram queda nos preços - Foto: Getty Images
Depois de duas variações levemente negativas em março (-0,07%) e abril (-0,05%), a inflação nos preços dos produtos e serviços consumidos pelas famílias em Florianópolis ficou em 0,14% em maio. A variação positiva, mas ainda pequena, mostra o terceiro mês de relativa estabilidade nos preços. A inflação acumulada desde janeiro está pouco abaixo de 1% e, nos últimos 12 meses, em 2,6%.

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio da Fundação Esag (Fesag). O boletim mensal de maio foi divulgado nesta segunda-feira, 1º.

Efeito quarentena

O trimestre de estabilidade nos preços coincide com a adoção das medidas de isolamento social estabelecidas pelas autoridades em razão da pandemia de Covid-19, com fechamento parcial do comércio e desincentivo à circulação das pessoas, para prevenção do contágio.

De acordo com o coordenador do ICV/Udesc Esag, Hercilio Fernandes Neto, houve redução do consumo em quase todos os grupos de itens pesquisados. “Essa redução generalizada do consumo é a principal razão para essa estabilidade dos preços nesses três meses”, afirma Fernandes.

Alimentos e combustíveis

Os dois principais grupos (Alimentação e Transportes, que juntos tem um impacto de quase 40% na formação do índice) tiveram variação negativa.

No caso dos alimentos, a variação geral foi de -0,8%, com queda maior nos produtos comprados para serem consumidos em casa (-1,3%) e estabilidade nos preços das refeições em restaurantes e lanchonetes.Ainda assim, houve aumentos fortes em alguns alimentos fora de safra, como a batata inglesa (26,8%), a cebola-de-cabeça (21,8%) e o feijão (6,2%).

Também houve uma redução média dos preços dos transportes (-0,13%). As passagens aéreas, que tiveram uma redução de quase 15% no mês anterior, voltaram a cair fortemente em maio (-9%). Os preços dos combustíveis para automóveis, que tiveram uma queda de quase 11% em abril,  também voltaram a ter redução em maio (-2,4%), ainda que bem menor.

Outros preços

Além de alimentos e transportes, houve redução média dos preços dos itens de vestuário (-0,27%), despesas pessoais (-0,23%) e educação (-0,40%), enquanto os serviços de comunicação ficaram estáveis.

Houve aumento de 0,32% nos custos de habitação, puxado pela variação do aluguel (1,1%), e de 2,41% em saúde e cuidados pessoais. Nesse grupo estão incluídos os planos de saúde, com alta de 3,6%. Os artigos de residência também ficaram mais caros (1,13%) em razão do aumento dos preços dos aparelhos eletrônicos (2,55%).

Sobre o Índice de Custo de Vida

O ICV/Udesc Esag registra a variação dos preços de 297 produtos e serviços consumidos por famílias de Florianópolis com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Para o último boletim mensal, os dados foram coletados entre os dias 1º e 30 de maio.

A metodologia é a mesma usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial para a meta de inflação nacional. Para o cálculo do ICV, a Udesc Esag conta com o apoio da Fundação Esag (Fesag), na atualização das ferramentas utilizadas.

Mais informações podem ser obtidas em udesc.br/esag/custodevida, onde é possível consultar os boletins mensais (desde 2010) e as séries históricas (desde junho de 1994) do ICV/Udesc Esag.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alimentos tiveram redução dos preços em maio
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h