Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2016-11h49

Reitor da Udesc participa de reunião sobre implantação da Rota de Integração do Leite em SC

O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, participou de uma reunião sobre a implantação da Rota de Integração do Leite em Santa Catarina nesta segunda-feira, 29, na Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip). 

Organizado pelo Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira de SC, o encontro recebeu representantes do governo estadual, do Ministério da Integração Nacional e do setor lácteo do Oeste.

Tomasi falou sobre a implantação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NTCI) de SC nas instalações da Udesc em Pinhalzinho,  com o objetivo de consolidar a cadeia produtiva da região na faixa de fronteira, com abrangência em 82 municípios.

O Ministério da Integração Nacional já anunciou a liberação de R$ 15 milhões para a construção de um laboratório, que analisará a qualidade do leite produzido na região. A estruturação do NCTI do Leite visa a capacitação, o incremento da produtividade, a agregação de valor e a eficiência dos empreendimentos associados à rota do produto.

Previsto para funcionar a partir de 2017, o espaço prestará serviços para indústrias da região e terá um laboratório-escola para o uso dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Udesc Oeste e outro de pesquisa e inovação para o desenvolvimento de produtos derivados do leite.

Arranjo produtivo local

A reunião também teve a presença da professora Marzely Gorges Farias, que coordena o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e é secretaria-executiva do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite da Udesc. No encontro, a docente falou sobre a caracterização do APL da bacia leiteira na região da faixa de fronteira de SC.

Os participantes também abordaram outros temas relacionados com a cadeia produtiva do leite na região de faixa de fronteira, como governança da atividade econômica e identificação de polos de produção do leite no Estado.

Após a reunião, os participantes visitaram empresas, cooperativas e entidades representativas do setor lácteo da Região Oeste.

Leia mais:

14/07/2016 - Ministro dá parecer favorável à liberação de recursos para laboratório da Rota do Leite da Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h