Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/10/2021-20h10

Retorno gradual das atividades presenciais marca o Dia do Fisioterapeuta na Udesc Cefid

Data é celebrada nesta quarta - Fotos: Divulgação
O Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é celebrado nesta quarta-feira, 13 de outubro. Neste ano, a data chega em um momento especial com o avanço da retomada gradual das atividades presenciais pelo curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

Em outubro, 18 disciplinas práticas e todas as atividades de estágio a partir da segunda fase retornaram presencialmente na Udesc Cefid.

Os estudantes que regressaram neste mês se somaram a outros que já haviam retornado recentemente: as atividades presenciais de estágio do último ano foram retomadas na segunda quinzena de maio, na Clínica Escola de Fisioterapia e em hospitais da Grande Florianópolis; outras disciplinas práticas retornaram em agosto; e parte das atividades de extensão, em setembro.

Planejamento

O retorno gradual segue o Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (PlanCon) elaborado pela instituição e aprovado pela Prefeitura de Florianópolis, e o planejamento feito pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pelo Departamento de Fisioterapia, juntamente com a direções de Ensino e Administrativa do centro.

Conforme definido no Plancon, no retorno presencial dos alunos de graduação são priorizadas as vivências práticas, laboratoriais e de campo, devido ao longo período de afastamento dos acadêmicos dessas atividades.

Clínica de Fisioterapia

Parte das atividades ocorre na Clínica Escola de Fisioterapia, onde são desenvolvidos, com a orientação de professores, atendimentos gratuitos à comunidade como parte de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre as ações, está o atendimento fisioterapêutico para pacientes com síndrome pós-Covid-19.

Na clínica, as atividades também seguem o Plano de Procedimentos Operacionais Padrão, elaborado para nortear e adequar rotinas no local durante a pandemia.

Efetivar o retorno presencial ainda neste ano, observando todos os cuidados possíveis, é uma conquista que complementa a significativa atuação do curso ao longo da pandemia. Nesse período, além da manutenção das atividades de forma remota, um desafio para todos, professores, estudantes e técnicos desenvolvem diversas ações significativas para apoiar equipes de saúde e de segurança pública e a população em geral.

Compromisso

“O Colegiado Pleno do Departamento de Fisioterapia se debruçou na missão e compromisso com a sociedade catarinense para o retorno presencial do curso e consequentemente ao atendimento da população, de forma gratuita e de qualidade, marca registrada da Udesc. Todos os cuidados para as normas de segurança foram cumpridos e consideramos as etapas alcançadas até aqui com sucesso”, destaca a chefe do Departamento de Fisioterapia, Anelise Sonza.

"Parabenizamos a todos os fisioterapeutas da Udesc Cefid pelo seu dia e agradecemos a dedicação de cada um nesse momento tão delicado da história. Que a habilidade em reabilitar pacientes e fornecer aos nossos alunos um ensino de excelência possa continuar sendo a meta de cada um de vocês", afirma a diretora de Ensino de Graduação, Elaine Paulin Ferrazeane.

Mais de mil egressos

Criado em 1993, o curso de Fisioterapia da Udesc Cefid iniciou sua primeira turma no ano seguinte e, em quase três décadas de atuação, formou mais de mil profissionais.

O centro de ensino também conta com o pioneiro Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), o único da região Sul do Brasil com formação para titulação específica de mestre em Fisioterapia.  

O curso de Mestrado em Fisioterapia teve sua turma inaugural em 2011 e já formou mais de 130 mestres na área.

Muitos desses bacharéis e mestres são profissionais destacados nas atividades que desempenham, impactando positivamente e fazendo a diferença na vida de inúmeras pessoas.

Sobre o fisioterapeuta

O fisioterapeuta é um profissional de saúde que atua na prevenção e correção de problemas relacionados ao movimento humano e à função desse movimento.

Isso inclui recuperar a capacidade de caminhar, evitar e corrigir dores causadas por problemas de postura, melhorar a qualidade de vida de ex-fumantes e pacientes cardíacos ou reabilitar pessoas como queimaduras graves. Seu campo de atuação inclui hospitais, clínicas, consultórios, spas, centros de reabilitação e postos de saúde, entre outros ambientes de atendimento à saúde.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Data é celebrada nesta quarta
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h