Reunião debateu ações para consolidação e expansão da Udesc
em Laguna. Foto: Lívia Goulart/Udesc
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Prefeitura de Laguna estiveram reunidos no dia 2 de abril, em Florianópolis, para debater a expansão do centro da universidade no município, bem como parcerias e ntre a instituição e a gestão municipal.
O encontro foi realizado na Reitoria e contou com a presença do prefeito de Laguna, Preto Crippa, do secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Laguna, Rafael Fett, do secretário de Comunicação, Bruno Matos, do reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, e da vice-reitora, Clerilei Bier.
A pró-reitora de Ensino, Julice Dias, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sérgio Pezzin, a coordenadora de Pesquisa, Andreia Pellegrini, o diretor-geral do Centro de Educação Superior da Região Sul (
Ceres), em Laguna, Eduardo Giovanni, e os diretores assistentes da unidade, Carlos Costamilan, Daniel Willemann e Maisa Bleyer, também participaram do diálogo.
Durante o encontro, os gestores abordaram a obra para construção da Unidade de Desenvolvimento em Aquicultura, Biotecnologia Marinha e Monitoramento Ambiental, na Praia do Gi, onde já está instalado o Laboratório de Zoologia (LabZoo) da Udesc Laguna.
O novo edifício, cujo processo tramita internamente, será voltado à integração das áreas de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de aquicultura, viabilizando o trabalho desenvolvido por laboratórios vinculados ao departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas do centro.
De acordo com o diretor-geral da Udesc Laguna, Eduardo Giovanni, as pesquisas realizadas na Unidade atenderão a uma demanda regional em áreas de aquicultura, maricultura e carcinicultura, além de monitorar a qualidade das águas da região. Ainda, o espaço possibilitará avanço nos estudos dos potenciais das algas e microalgas, e irá colaborar não apenas com ações de pesquisa, mas também com o ensino e a extensão.
“A instalação destes laboratórios corrobora com o papel da universidade como agente de transformação social e inovação, contribuindo para a formação de profissionais capacitados para atuar em consonância com a economia local e consequentemente promover um desenvolvimento regional sustentável desta região com características tão específicas”, salienta.
Além da construção do laboratório, a pauta da reunião abordou a possibilidade de cooperação entre a Udesc e a Prefeitura Municipal em projetos de pesquisa em Laguna e arredores, dando continuidade a diálogos iniciados durante missão realizada em março, na China. Ainda, o prefeito Crippa apresentou a demanda pela instalação de um curso de graduação em Medicina no município.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934