Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/05/2022-14h06

Revista Apotheke da Udesc Ceart lança 8º volume com o tema Estágio Supervisionado em Artes Visuais

Capa da edição.
A Revista Apotheke, vinculada ao Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do  Programa de Pós-graduação de Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), chega ao 8º volume.

Com o tema Estágio Supervisionado em Artes Visuais: poéticas e pesquisas docentes, a publicação teve a organização da professora Tharciana Goulart, da Udesc Ceart, e do professor Fábio Wosniak, da Unifap.

De acordo com os organizadores, a edição visa proporcionar uma percepção sobre práticas desenvolvidas por professores de universidades e de escolas e de estudantes de licenciatura em Artes Visuai e contribuir com as diferentes perspectivas que envolvem o estágio supervisionado.

No editorial da revista os professores destacam que com apoio do professor da instituição e professor da escola, os estudantes realizam as primeiras ações em unidades escolares, e a prática traz a possibilidade de desenvolver pesquisas sobre a própria formação, vivenciar modos e construir formas de  “pensar-fazer-pensar” sobre a pesquisa nas artes visuais e seu ensino. “O estágio supervisionado constitui-se em um momento em que ação e reflexão andam juntas e atravessam uma rede de apoio criada entre a universidade e a escola. Por meio dessa rede, o estudante de estágio tem a oportunidade de elaborar uma docência que reflita seus objetivos, que se coloque em diálogo com a realidade escolar encontrada e que enfrente os dilemas que envolvem o contexto da prática. No estágio, há a possibilidade de iniciar a construção de uma subjetividade docente, assumindo que esta não é fixa ou objetiva”, afirmam.

A publicação conta com 10 artigos divididos nas seções temática e aberta. A edição está dispobível no portal de periódicos da Udesc, acesse aqui.

Chamada de trabalhos
A revista Apotheke segue com chamadas abertas para mais duas publicações: a té 15 de junho é possível inscrever trabalhos para o dossiê temático “Nomadismos" e até 15 de outubro para o dossiê “Os saberes artesanais e a educação”.

Para saber mais, acesse aqui a matéria pulicada em 22 de março, sobre a chamada com a descrição dos temas. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350     



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h