Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/06/2020-10h47

Revista Tempo & Argumento da Udesc é o segundo periódico brasileiro mais citado em ranking na área da História

A Revista Tempo & Argumento, publicação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ficou em segundo lugar no ranking dos periódicos brasileiros da área da História na última avalição do índice SCImago Journal Rank (SJR), realizada em 2019, e ingressou no Quartil 1.

“Em uma década de existência, a revista Tempo & Argumento sempre esteve entre os dez periódicos científicos mais citados e referenciados do campo da História no Brasil”, destaca uma das editoras, a professora Silvia Maria Fávero Arend.

O índic SJR é produzido tendo em vista o número de citações dos artigos publicados em um periódico científico nos últimos três anos. O índice é obtido a partir de dados fornecidos pela base Scopus (Elsevier), que é composta por 16.500 revistas científicas de diferentes continentes e de campos das ciências exatas, da saúde e sociais.

Em função de sua metodologia de cálculo,o SJR apresenta uma avaliação mais qualitativa e conjuntural dos periódicos científicos. O índice Journal Citation Reports (JCR) (Web of Sciense -Thomson Reuters) e o índice SJR são os principais métodos de avaliação dos periódicos científicos em nível internacional.

Os atuais editores da revista Tempo & Argumento, os docentes Silvia Maria Fávero Arend, Maria Teresa Santos Cunha e Reinaldo Lindolfo Lohn, consideram que a trajetória exitosa da revista está associada à excelência dos artigos científicos nacionais e internacionais publicados, ao fato das temáticas investigadas pela História do Tempo Presente despertarem interesse nos pesquisadores e público leitor da área, bem como à diversidade geográfica de autores e autoras.

“Necessário ainda é lembrar dos colegas do PPGH que, seja como ex-editores ou como consultores, têm se dedicado à divulgação, recolha e produção de textos que qualificam o periódico”, ressalta a professora Maria Teresa Santos Cunha.

A equipe editorial da revista, atualmente, é composta pelos técnicos universitários Anderson Mendes, Fernando Coelho, Karla Koerich e Darli Damian da Silva, pela bibliotecária Andreza Campos da Luz, pelas professoras Elaine Rosangela de Oliveira Lucas e Ana Luiza Mello Santiago de Andrade, e pelos doutorandos do PPGH Carlos Eduardo Pereira de Oliveira, Igor Lemos Moreira, Jorge Luiz Zaluski, Pedro Eurico Rodrigues e Victor Emmanuel Farias Gomes.

“Mesmo diante de muitos desafios e de grandes tarefas a realizar, esperamos que este seja apenas um dos indícios de que estamos no caminho certo, valorizando a pesquisa qualificada e assegurando o mais amplo acesso à produção na área de História”, ressaltam os editores.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h