Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2021-18h32

Revistas ModaPalavra e Ensino Em Artes, Moda e Design têm novas edições publicadas

Capas das revistas lançadas em outubro. Imagem: Div.
O Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou duas novas edições das revistas ModaPalavra e Ensino Em Artes, Moda e Design da Udesc . A primeira, “ModaPalavra”, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa), e  traz, a partir da ótica, a construção de conhecimentos que refletem a moda sob aspectos sociais, históricos, tecnológicos, educacionais, econômicos e de design. A  “Revista de Ensino em Artes, Moda e Design", apresenta na nova edição, sete novos artigos, que é uma 2ª parte da edição especial do 1º Encontro dos Grupos de Trabalho do 16º Colóquio de Moda, que aconteceu on-line, entre outubro e dezembro de 2020.

A revista ModaPalavra, na atual edição, número 34 (v.14, 2021), intitulada  “Variata", tem como objetivo abordar diversas áreas da moda e destacar a ideia de variedades nas pesquisas científicas exploradas ao longo do periódico. Também traz uma homenagem ao professor Murilo Scóz (in memorian), professor, orientador, avaliador e editor do periódico (tanto no editorial como na publicação de um artigo sob sua orientação), do PPGModa e do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign).


Ensino em Artes, Moda e Design, chega à edição de  número 12 (volume 5, nº 3) que dá sequência à primeira parte, publicada em setembro de 2021, além de dar oportunidade e visibilidade a trabalhos relacionados ao sistema de moda e sua constante reprodução de privilégios, de discursividades normativas, impositoras de padrões e invisibilidades, por meio de sete novos artigos, com reflexões acerca da moda em sua dimensão histórica, cultural, sociológica, produtiva e tecnológica, que precisaram estar adequados às normas do comitê consultor. A cada edição, pesquisadores nacionais e algumas vezes internacionais, organizam os dossiês com temáticas relevantes, que confirmam a missão da revista, de motivar espaços de debate e reflexão contínuos para o campo do ensino. 

Sobre as revistas
ModaPalavra, datada em 2008 e desdobrada do livro com o mesmo nome, busca a difusão científica no campo da moda, socializar ao mundo acadêmico e empresarial, através de trabalhos inéditos, as mais distintas investigações no âmbito do ensino, pesquisa e produção relacionadas ao mundo da moda, entendida como campo de conhecimento indissociável da sociedade contemporânea. Organizada pelas professoras Sandra Rech e Silene Seibel, do PPGMODA, e é destinada a professores, profissionais, acadêmicos e pessoas interessadas na temática central do periódico. 

A Revista Ensino em Artes, Moda e Design (2ª Parte), conta com a parceria dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e, ainda, do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem o apoio da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM), em especial por sua Diretoria de Ensino. Seu foco é alcançar profissionais e professores de Artes, Moda e Design e o público interessado no diálogo entre práticas e teorias aplicadas à formação dos profissionais das áreas em questão. 

Acesse aqui as novas edições da ModaPalavra e a Revista Ensino em Artes, Moda e Design.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto


 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h