Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/05/2023-18h28

Sala de leitura e escuta da Udesc abre programação deste ano com conversa e exposição-audição

Alguma coisa comentada abre a programação de 2023 das ações do programa de extensão Sala de leitura | Sala de escuta, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nesta edição, marcada para 18 de maio, o público poderá participar de uma conversa com Regina Melim sobre livros de artistas como exposições, e poderá conferir a inauguração da exposição-audição anecoica – escuta-dobradiça – orquestra de desenho.

A conversa “Fazer livros como se estivesse fazendo exposições”, tem como intuito, segundo Regina Melim, “imaginar livros como exposições – esse é o princípio que norteia alguns dos projetos da plataforma par(ent)esis que foram selecionados para comentar sobre os modos de pensar o espaço impresso como espaço expositivo”. Ainda segundo ela, “um espaço onde o espectador/leitor irá percorrer folheando suas páginas, onde a dimensão temporal, subvertida da forma usual ou tradicional do tempo linear, com início e fim, faz com que a exposição tenha a sua duração ilimitada e seu acesso/visitação a qualquer momento e em diferentes contextos”.

O encontro ocorre às 19h na Sala de leitura | Sala de escuta (sala 24), do Departamento de Artes Visuais (DAV). Na sequência, ocorre a abertura da exposição-audição anecoica – escuta-dobradiça – orquestra de desenho. A exposição escuta-dobradiça será veiculada na porta da sala 24 (em aparato instalado na porta) e em parceria com uma aba da publicação anecoica. Já a porta da Sala de leitura | Sala de escuta recebe a Orquestra de desenho, uma proposta de Aline Dias e Diego Rayck a partir de oficinas realizadas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Udesc.

O evento Alguma coisa comentada consiste em sessões com conversas públicas entre artistas, docentes e pesquisadores, presencialmente e/ou on-line. Promove intercâmbios e interlocuções sobre publicações de artista, projetos/processos sonoros, escritas de artista e suas articulações com diferentes contextos.

O evento terá, ainda ao longo de 2023, as seguintes participações:
  • Telma Scherer - 01/06 - acúo = entendre | entre o vento e o peso da página | as palavras dançam
  • Ricardo Basbaum - 22/06 - subhidroinfraentre (lago)
  • Tato Taborda - 29/06 - Ressonâncias: vibrações por simpatia e frequências de insurgência
  • Caroline Leite - 20/07 - Escutar no escuro, caminhar a nuvem
  • Giuliano Obici - 27/07 - Dissimulação para/com aparelhos celulares
  • Amir Brito Cadôr - 17/08
  • Helio Fervenza - 24/08 - Tempos Reversos: intervalos, sonoridades, escritas
  • Helene Sacco - 29/09 - Escrever de dentro para dentro

Sobre os participantes

Regina Melim vive e trabalha em Florianópolis/SC. Atuou como docente no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc de 1994 a 2021. Em 2006 criou a par(ent)esis, uma plataforma de pesquisa, produção e edição de projetos artísticos e curatoriais no formato de publicações impressas. Em 2021 criou a Livraria, um espaço onde agrupa uma seleção de livros de diferentes editoras e, desde então, tem sido livreira.

Aline Dias e Diego Rayck
orquestra de desenho – participantes oficina 01 (10/02/2023) – Londrina, DAP-UEL
Alana Gentil, Ana Clara Fontenelle, Ana Júlia de Azevedo Constantino, Arieli Omato, Camila Rolim de Oliveira, Danillo Villa, Edson Henrique Rozaterlon, Fábio Alcover, Gabrielle Meneguzzi, Guilherme de Andrade Marcelino, Gustavo Bernardo da Silva, Henrique Jun Yoshida, Isabela Cisne, Isabella Piccolo, Patrick Santos, Paula Lussari, Paulo Colli, Vinícius Escano

orquestra de desenho – participantes oficina 02 (04/04/2023) - disciplina Processos de escrita / Escutas de processo – PPGAV/Udesc, profa. Raquel Stolf
Anamirian Fereira de Andrade, Ariane Oliveira, Bruna Granucci, Diorgenes Pandini, Eva Alves Lacerda, Fran Favero, Gustavo Reginato, Gustavo Rodrigues, Irma Brown, Jaci Aico Kussakawa, Juliana Silva, Luana Alt, Luiz Rodolfo Annes, Marcelo P. Lima, Matheus Abel, Matheus Solar, Ricardo Martins Cavalheiro, Shayda Cazaubon, Radilson Carlos Gomes, Tiago Meirelles, Ana Lúcia Vilela, Augusto Benetti, Francisco Vilela Benetti

Sobre o projeto
O programa de extensão Sala de leitura | Sala de escuta é coordenado por Raquel Stolf no Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart e a coordenação do evento Alguma coisa comentada conta com a colaboração de Aline Dias (UFES, pós-doutoranda no PPGAV/Udesc) e de Claudia Zimmer (IFC), além de uma equipe de colaboradores, que desenvolvem pesquisas no DAV e PPGAV da Udesc, e integrantes do Grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (Udesc/CNPq).

O projeto Sala de leitura | Sala de escuta foi proposto em 2015, pelas professoras Raquel Stolf e Regina Melim, como um espaço experimental junto ao DAV/PPGAV/Udesc, abrigando um acervo de publicações de artista (impressas e sonoras) como lugar de pesquisa e difusão, disponibilizado para leitura e escuta a interessados no assunto.

Entre a galeria, o laboratório e a biblioteca, entre espaço para exposições e para a leitura/escuta, o projeto também transitou em outros contextos, desde a sala de aula (levando as publicações de seu acervo como conteúdo de aulas), a contextos extra-acadêmicos (participar de uma exposição como um projeto, seja no espaço da sala, no espaço da publicação ou no espaço radiofônico), entre outras ações e possibilidades de deslocamentos.

Contato: saladeleiturasaladeescuta@gmail.com

Serviço:

O quê: Alguma Coisa Comentada fazer livros como se estivesse fazendo exposições, conversa com Regina Melim e exposição de projetos da plataforma par(ent)esis;
Quando: 18/05, às 19h;
Onde: Sala de leitura | Sala de escuta - Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

O quê: Exposição-audição anecoica – escuta-dobradiça – orquestra de desenho;
Quando: 18/05, às 19h;
Onde: Salas 24 e 20 do Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart;
Período da exposição: de 18/05/2023 a 18/08/2023;
Visitação: segundas, quintas e sextas das 14h às18h; terças e quartas com agendamento pelo e-mail saladeleiturasaladeescuta@gmail.com
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h