Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/08/2015-18h48

Secretaria de Planejamento e Udesc lançam segundo fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina

Secretário de Planejamento, Murilo Flores, professora Isa de Oliveira Rocha e equipe da Diretoria de Estatística e Cartografia - Foto: Rosália Pessato/SPG
A Secretaria de Estado do Planejamento e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançaram o segundo fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina. A publicação é resultado de um termo de cooperação técnico-científica celebrado entre a Secretaria e a Udesc por meio do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan).

O segundo fascículo é organizado pela professora Isa de Oliveira Rocha, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), e tem como temática “Diversidade da Natureza”. O lançamento, realizado no final de julho, contou com a presença do secretário de Planejamento, Murilo Flores, e da equipe da Diretoria de Estatística e Cartografia. A nova edição foi distribuída em todas as escolas estaduais.

“Esse trabalho é importante não só como ferramenta pedagógica a professores e alunos da rede de ensino catarinense, mas também para reforçar o conhecimento do Estado pela sociedade. Este fascículo retrata a diversidade da natureza, com informações a respeito do clima, geologia, hidrografia, solo, vegetação, ou seja, dados de base essenciais para o planejamento dos territórios”, comentou o secretário.

De acordo com a organizadora, o segundo fascículo do Atlas traz como ineditismo diversos autores, inclusive docentes da Udesc, e o primeiro capítulo traz uma análise sobre a existência de geossistemas em Santa Catarina. “Não havia nenhuma publicação oficial do governo estadual trazendo dados sobre geossistemas, que é uma espécie de ecossistema territorial, compondo geologia, geomorfologia, clima, solo, vegetação, hidrografia. O segundo fascículo não é somente para as escolas, esse é um material que traz muitas informações inclusive para investimentos diversos, públicos e privados”, destaca Isa.

O primeiro fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina foi lançado em 2013 e abordou “Estado e Território”. Estão previstos outros seis fascículos com temas como características demográficas, econômicas, sócio-espaciais e de gestão do meio ambiente.

Leia mais:

12/12/2014 - Atlas Geográfico desenvolvido pela Udesc e pela Secretaria de Planejamento recebe prêmio

25/9/2013 - Governador prestigia lançamento do Atlas Geográfico de Santa Catarina

Assessoria de Comunicação Udesc Faed*
Jornalista Carolina Hommerding
Email: imprensa.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8512

*Com informações da Secretaria de Estado do Planejamento
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h