Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/10/2016-15h36

Semana Acadêmica da Administração Pública da Udesc tem palestras e visitas técnicas na Capital

Palestras foram realizadas pela manhã e à tarde. Fotos: Divulgação

Mais de vinte atividades distintas, incluindo palestras, debates, relatos e duas visitas técnicas, mobilizaram estudantes, docentes e profissionais da área ao longo da 1ª Semana Acadêmica da Administração Pública, concluída na noite da última sexta-feira, 30, no Centro da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Com o tema “Governança e Governabilidade", o evento reuniu ao longo de cinco dias representantes de diversas instituições parceiras da Udesc Esag, em eventos voltados aos acadêmicos de todas as turmas do curso.

As duas visitas técnicas foram realizadas nos dois últimos dias da semana, com participação de cerca de 30 acadêmicos, de diferentes termos, em cada atividade.

Na quinta, os estudantes foram à sede da Polícia Federal, onde conheceram as atividades da instituição, além de detalhes e sugestões de preparação para a carreira de policial federal.

Na sexta, a visita foi à Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina (Alesc) – a turma conheceu as instalações da casa e recebeu informações sobre o processo legislativo.

Palestras

A palestras no centro de ensino ocorreram pela manhã e à noite – as apresentações tiveram participação de representantes de instituições como a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev-SC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), o Conselho Regional de Administração (CRA-SC), o Observatório Social de São José (OSSJ), a Escola do Legislativo e a Superintendência da Região Metropolitana de Florianópolis.

A abertura da semana, no dia 26, teve uma apresentação do professor José Francisco Salm sobre o tema “Administração Pública: Crise e Transformação”.

O primeiro dia teve também um debate com representantes de diferentes instituições sobre o livro "A descentralização das ações públicas em debate: contornos da problemática e experiências catarinenses", que aborda a proposta implantada nas últimas décadas pelo governo de Santa Catarina, com textos de diversos autores, inclusive da Udesc Esag.


O encerramento, na sexta, incluiu uma palestra com a professora Patrícia Vendramini, do curso de Administração Pública, analisando o Prêmio Simplifica Udesc como iniciativa de racionalização do serviços público; e apresentações de dois acadêmicos: João Vitor Piccolo relatou sua experiência pelo Projeto Cidade Constitucional, na capital federal; e Matheus Ian apresentou o projeto que está desenvolvendo no Social Good Brasil Lab, o "Plug Social".

Outros temas abordados na semana foram o aplicativo Firecast Comunidade, do Corpo de Bombeiros Militar de SC e o Escritório de Projetos da Prefeitura de Blumenau, ambos destaques do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública da Udesc Esag 2016.

A 1ª Semana Acadêmica foi promovida pelo Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij) e pelo Departamento de Administração Pública (DAP) da Udesc Esag, com apoio da direção de centro.


Leia mais:

26/09/2016 - Semana Acadêmica da Administração Pública da Udesc inicia com palestra e debate em Florianópolis

14/09/2016 - Acadêmicos e servidores da Esag têm participação expressiva no Prêmio Simplifica Udesc

31/08/2016 - Aluno de Administração Pública vence 1º Prêmio Simplifica Udesc com solução para emitir atestados

16/06/2016 - Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Blumenau vencem prêmio estadual de Gestão Pública da Udesc

10/06/2016 - Projeto de aluno da Udesc é selecionado para laboratório de inovação do Social Good Brasil

14/09/2015 - Viagem de estudos leva alunos da área de Ciências Sociais Aplicadas da Udesc à capital federal

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h