Na quarta-feira, 13 de novembro, o
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, recebe a exibição do documentário “O petróleo tem que ser nosso: a última fronteira”. A sessão ocorre no Bloco 2, às 12h.
Promovida pelo Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos, a atividade é gratuita e aberta à comunidade, tendo como foco estudantes do curso de Engenharia de Petróleo do centro de ensino.
Conforme os organizadores, a proposta do encontro é envolver os acadêmicos do curso em ações do Núcleo, ampliando o debate em torna das propostas de Alberto Guerreiro Ramos (sociólogo que dá nome ao grupo) aos estudantes.
Guerreiro Ramos é comumente estudado nas disciplinas de Administração Pública devido às suas reflexões em torno das teorias organizacionais, mas também atuou no debate da legislação do petróleo e seus aspectos geopolíticos no início da década de 1960 no Brasil.
Sobre o documentário
“O petróleo tem que ser nosso” reúne depoimentos de intelectuais, políticos, trabalhadores, estudantes, líderes religiosos e militantes a fim de responder à pergunta “diante das reservas do pré -sal, que caminho o Brasil vai tomar?”.
A obra foi lançada em 2009 pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e pela Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet).
Sobre o Núcleo
O Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos é uma iniciativa criada em 2024, em parceria com o Centro Acadêmico de Administração Pública (CAAP), da Udesc Balneário Camboriú, que organiza mensalmente encontros para a discussão de questões pertinentes à biografia e ao pensamento de Alberto Guerreiro Ramos.
O grupo também prevê para o final de novembro uma roda de conversas que abordará a biografia de Guerreiro Ramos como parlamentar e agente político, além do seu pensamento crítico nacionalista.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 99912-5898.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934