Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2026-13h47

Setor de Avicultura da Udesc Lages torna-se o primeiro autorizado a comercializar excedentes

Aprovação da Câmara de Administração e Planejamento permite a venda de produtos oriundos das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação

Setor de Avicultura passa a comercializar excedentes de ovos, frangos e codornas produzidos em atividades acadêmicas e científicas. Fotos: Matheus Rosa
O Setor de Avicultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tornou-se a primeira unidade produtora do Centro autorizada a comercializar produtos excedentes. A Câmara de Administração e Planejamento (CAP) aprovou a qualificação da unidade em junho de 2026, conforme estabelece a Resolução nº 062/2024 do Conselho Universitário (Consuni).

O coordenador do Setor de Avicultura, professor Clóvis Eliseu Gewehr, destaca que a aprovação representa um avanço para as atividades desenvolvidas na unidade.

"A autorização formaliza a comercialização dos excedentes do Setor de Avicultura, reconhecendo a unidade como produtora de excedentes decorrentes das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Com isso, torna-se possível comercializar produtos que não serão mais utilizados nas atividades-fim do setor."

Entre os produtos que podem ser comercializados estão ovos, frangos vivos e codornas. Os excedentes são provenientes de projetos de iniciação científica, pesquisas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e de aulas práticas desenvolvidas na área de avicultura.

Recursos retornam às atividades de ensino, pesquisa e extensão

O Setor de Avicultura mantém um plantel permanente de aproximadamente 400 galinhas poedeiras comerciais destinadas às atividades acadêmicas e científicas, e ainda 240 codornas e 260 frangos de corte quando em projetos específicos de pesquisa. Os excedentes surgem após a conclusão de experimentos ou nos intervalos entre pesquisas, quando parte da produção deixa de ser necessária para análises laboratoriais e avaliações zootécnicas.

Os recursos obtidos com a comercialização serão destinados exclusivamente à própria unidade produtora, conforme prevê a Resolução nº 062/2024. Os valores poderão financiar a aquisição de equipamentos, materiais permanentes, insumos, serviços de manutenção e demais investimentos necessários ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

"As pesquisas desenvolvidas no setor resultaram, somente em 2025 e 2026, na publicação de sete artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, reforçando a contribuição da unidade para a produção de conhecimento na área de avicultura", explica o coordenador.

Comercialização ocorrerá por edital público

A comercialização dos excedentes ocorrerá por meio de editais públicos publicados pela Direção-Geral da Udesc Lages, após aprovação da Câmara de Administração e Planejamento. Os editais definirão os produtos disponíveis, os critérios para participação e as condições de aquisição.

A qualificação do Setor de Avicultura representa uma experiência importante que poderá orientar a adequação de outros setores que produzem excedentes e pretendem realizar a comercialização dentro das normas estabelecidas pela Udesc.


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Estagiário Matheus Rosa*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130

*sob supervisão da jornalista Tabita Strassburger
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h