Pedro Zanatta, um dos sócios-fundadores da Barkee, na aceleradora
e incubadora Esag Ventures, da Udesc - foto: Ingrid Borba
Arthur Corrêa, estudante de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sempre esteve em busca de soluções para negócios inovadores. Depois que conheceu o colega Vinicius Espíndola, que já trabalhava com o mercado pet em negócio da família, a ideia de construir uma plataforma que atendesse especificamente o mercado de lojistas e fornecedores do setor ganhou força.
“Logo no começo, a ideia foi sendo amadurecida entre a gente. O Arthur, junto com o Vinicius, me convidaram para participar do projeto, precisavam de alguém para cuidar da área técnica, e a startup começou a tomar forma”, conta um dos co-fundadores da startup, Pedro Zanatta, estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Foi assim que nasceu a Barkee, que tem como objetivo facilitar a conexão entre lojistas e fornecedores do setor pet, oferecendo soluções para otimizar a compra e posicionamento de marca. Atualmente, a empresa está na fase de desenvolvimento do MVP (Produto Mínimo Viável), com parcerias de lojistas e fornecedores.
Esag Ventures
O negócio ganhou ainda mais impulso quando os sócios inscreveram a Barkee no programa Esag Ventures, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), unidade da Udesc em Florianópolis, onde Arthur e Vinícius estudam Administração. Eles participaram do ciclo de aceleração de startups de 2024, com outras cinco ideias de negócios.
O programa de aceleração apoia e potencializa ideias de negócios de estudantes e empreendedores da universidade. “A aceleradora foi essencial para o desenvolvimento da startup”, conta Arthur. “A troca de experiências com outras empresas e as orientações que recebemos foram fundamentais para o nosso crescimento”.
Startup
A Barkee é uma plataforma que permite aos lojistas realizar comparações de preços, entender tendências de mercado e encontrar os melhores produtos com as melhores condições. Para os fornecedores, a plataforma oferece maior visibilidade e oportunidade de prospecção de clientes em todo o país, o que ajuda a alcançar compradores e posicionar suas marcas de forma mais estratégica.
A startup atua em parceria com lojistas, especialmente pequenos e médios negócios que ainda não têm um sistema adequado de gestão. “Nossa plataforma vem para preencher essa lacuna, permitindo que eles encontrem melhores preços e tendências de mercado com mais facilidade”, explica Pedro.
A grande inovação da Barkee está na forma como ela conecta duas partes importantes do mercado: os fornecedores e os lojistas. Enquanto os fornecedores ganham maior alcance nacional, os lojistas recebem as ferramentas necessárias para explorar o mercado digital de forma mais eficiente.
Um dos grandes diferenciais é a proximidade com os clientes. A ideia da Barkee é ser simples e eficiente, adaptada à realidade dos lojistas. “A plataforma facilita a comunicação entre lojistas e fornecedores, trazendo benefícios para ambas as partes”, complementa Arthur Corrêa.
Planos para o futuro
A startup atualmente está concentrada na Grande Florianópolis, mas tem planos de expandir sua atuação, inicialmente para todo o estado de Santa Catarina e, futuramente, o Brasil inteiro. “O modelo de negócio é escalável e pode ser implementado em diferentes regiões com a mesma eficácia”, garante Pedro.
Além disso, a Barkee tem a meta de criar seu próprio ecossistema, o que incluiria também o transporte e entrega, algo similar ao que marketplaces como o Mercado Livre fazem em seu modelo de negócios. "Queremos expandir nossa atuação para além da plataforma digital e cuidar de toda a infraestrutura, criando uma solução completa para o mercado pet", revela Pedro.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.