Easy Tour consegue oferecer serviço no momento certo
Gabriel Fontanella, estudante de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entrou no mercado ainda durante o curso de graduação, trabalhando com o pai. Nativo digital numa empresa com 30 anos de atuação no mercado de fretamento de ônibus e vans, Gabriel passou a cuidar do marketing digital da Fontanella Turismo. Usando ferramentas como o Google Ads para anunciar a empresa do pai nos resultados de buscas de internet, ele teve uma ideia de negócio inovador.
O que a startup Easy Tour faz só é possível graças à complexidade dos algoritmos do Google. O serviço de busca mais popular do mundo consegue direcionar um conteúdo da web para um tipo específico de usuário. Mais que isso, é capaz de determinar em tempo real, com base no histórico de quem está pesquisando no Google, se o usuário já tem informações para fazer uma escolha e está prestes a comprar algo.
A partir daí, a ideia de negócio criada por Gabriel é simples: publicar vários sites (land pages), cada um com a oferta de um serviço específico na área de turismo receptivo. A partir daí, usando ferramentas, como o Uber Sugest ou o próprio Google Ads, a Easy Tour faz o link destes sites aparecerem no topo dos resultados de busca no momento em que o usuário está pronto para comprar exatamente o tipo de serviço que ela oferece.
Marketplace
Mesmo tocando sozinho a startup no momento, as vendas estão indo bem. “Em média, estamos fechando 20 pacotes por mês”, afirma Gabriel. E isso porque o atendimento em si ainda é pouco automatizado. Se as funcionalidades do poderoso motor de busca do Google são fundamentais para encontrar os clientes, a compra mesmo é fechada no contato pessoal, por telefone, e-mail ou mensagem de WhatsApp.
“Quando o cliente clica no link no resultado de busca, vai para a land page com a oferta do serviço específico que ele está procurando, por exemplo, transfer ou passeios turísticos”, explica o jovem empreendedor. Ali o cliente encontra todas as informações que precisa, mas ainda não consegue fechar o negócio pelo site. “A página traz nossos contatos e o cliente conversa conosco e fecha a compra por telefone ou mensagem”.
Isso deve mudar em breve. A estratégia de direcionar o cliente para uma land page específica com oferta do pacote buscado deve ser substituída em breve por um marketplace. As ofertas estarão então todas reunidas no mesmo site, onde os clientes também poderão fechar a compra on-line. “Com isso nós pretendemos escalar as vendas e diversificar os pacotes e destinos oferecidos”, diz Gabriel.
Mas isso não significa que o atendimento pessoal ao cliente vá desaparecer. “Muita gente sente mais segurança em falar diretamente conosco, então vai continuar existindo a possibilidade de fechar a compra em contato direto, pelos meios que já temos”, garante o empreendedor.
Mais destinos
Por enquanto, os serviços vendidos pela Easy Tour são todos fornecidos por operadores de turismo parceiros em Santa Catarina. Pacotes com passeios pelo Vale Europeu, na região de Blumenau, ou para os parques Beto Carrero (Penha) e Unipraias (Balneário Camboriú), estão entre as opções. “A ideia era começar a expandir a oferta para pacotes no Rio Grande do Sul, mas a enchente por lá neste ano adiou os planos”, conta Gabriel.
Com a gradativa recuperação do estado vizinho após a calamidade das chuvas de abril e maio, a perspectiva de retomar os planos de diversificação da oferta de pacotes em direção ao sul voltou ao horizonte da Easy Toru. Depois do Rio Grande do Sul, o próximo passo deve ser a inclusão de pacotes de turismo para o estado de São Paulo.
Esag Ventures
Criada em 2022, a Easy Tour teve a proposta selecionada no ano seguinte para o projeto de aceleração de ideias de negócios do programa Esag Ventures. O programa da Udesc apoia ideias de negócios apresentadas por estudantes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) um dos centros da universidade em Florianópolis.
Os ciclos de aceleração, que abrem vagas uma vez por ano, duram um semestre. As equipes selecionadas, que precisam ter ao menos um estudante da Udesc Esag, mas pode ter entre seus integrantes alunos de outras instituições ou profissionais já no mercado, participam gratuitamente mentorias e cursos, além de apresentar o negócio a convidados do ecossistema de inovação, ao final.
Em julho deste ano, a startup foi novamente selecionada pela Esag Ventures, agora para a primeira turma do projeto de incubação de negócios de inovação. As equipes selecionadas passam a contar com infraestrutura gratuita para desenvolver seus negócios, pelo prazo de um ano. Isso inclui uma sala ou estações de trabalho, computadores, acesso a internet, salas de reuniões e para treinamentos.
Para tocar os projetos de aceleração e de incubação de startups, a Esag Ventures conta também com apoio financeiro da Fundação Esag (Fesag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
“Esse suporte da Esag Ventures está sendo fundamental neste momento, não só por oferecer um local onde podemos trabalhar com mais tranquilidade, sem ter que investir por ora no aluguel de uma sala, mas também pela troca de experiências com os outros empreendedores que participam do programa”, garante Gabriel. “Essa troca contribui muito para cada um nortear melhor seu negócio”.
A viagem da Easy Tour só começou.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br