Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/09/2019-18h26

Teses do Doutorado em Administração da Udesc abordam privacidade on-line e gestão de desastres

Uma das defesas explora o comportamento de gestores públicos de Santa Catarina frente a riscos e desastres foto: Foto: Neiva Daltrozo/Defesa Civil de SC
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem duas novas defesas de tese na próxima segunda-feira, 23, às 14h30, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis.

Laís Silveira Santos defenderá, no Auditório da Udesc Esag, a tese “A ética da gestão pública à luz da abordagem da racionalidade: os dilemas morais vivenciados na gestão de riscos e desastres de Santa Catarina, orientada pelo professor Maurício Custódio Serafim.

Na Sala 08 da Udesc Esag, Wilnei Aldir Schneider defenderá a tese “Uma análise do comportamento dos usuários em relação ao compartilhamento da informação privada com provedores de serviços de m-commerce”, orientada pelo professor Rafael
Tezza.

Desastres e dilemas morais

A pesquisa de Laís Santos busca compreender como os gestores públicos de Santa Catarina deliberam diante de dilemas morais vivenciados na gestão de riscos e desastres do estado. Ele trabalha com o conceito de “razão lúcida” como forma de lidar com tensões, em que se aplica se procura harmonizar razão, emoção e comportamento para superar um dilema moral.

A pesquisa estabelece uma abordagem qualitativa, realizando entrevistas com 18 gestores de risco e desastres de Santa Catarina, bem como com 19 gestores do estado da Flórida, nos Estados Unidos. Além disso, foi aplicado um teste de competência moral, em forma de questionário, com funcionários da Secretaria do Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

Compartilhamento de dados

Com o crescimento de redes sociais, muitas marcas e empresas começaram a utilizá-las como plataformas de marketing. A tese de Wilnei Schneider analisa o comportamento de usuários de dispositivos móveis quanto a coleta e ao uso de suas informações pessoais para incentivá-los a adquirirem produtos e serviços.

No total, 434 pessoas participaram da pesquisa, que consistiu na aplicação de um questionário e de um experimento, que identificaram uma discrepância entre a predisposição ao compartilhamento de informações privadas e o comportamento real dos usuários quanto a isso. os resultados evidenciam as diferenças entre tipos de informações privadas, indicando que algumas informações são compartilhadas com mais facilidade do que outras.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais de doutorado (teses), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores e necessárias para obtenção do título de doutor ou doutora. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Uma das defesas explora o comportamento de gestores públicos de Santa Catarina frente a riscos e desastres
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h