Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2017-15h39

Turma inclusiva do Instituto Guga Kuerten participa de oficina do programa Esag Kids na Udesc

Ação com turma inclusiva do IGK ocorreu na última sexta. Foto: Divulgação
Cerca de 15 alunos da turma inclusiva do Instituto Guga Kuerten (IGK) participaram na última sexta-feira, 24, de uma oficina de inovação e empreendedorismo promovida pelo programa de extensão Esag Kids, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Coordenado pelo professor Eduardo Jara, idealizador do Esag Kids, o encontro reuniu estudantes com diferentes idades e necessidades especiais, e contou com a participação de voluntários – acadêmicos e docentes da Udesc Esag, entre outros apoiadores – atuando como monitores.

Esta foi a primeira oficina realizada pelo Esag Kids para um público com esse perfil; criado em 2015, o programa promove atividades para jovens, já tendo contemplado mais de 3 mil crianças em diferentes municípios e estados.

Abordagem inovadora

Batizadas de Canvas Kids, as oficinas utilizam uma metodologia desenvolvida pelo próprio programa, inspirada em ferramentas de gerenciamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas, e em conceitos de criação de start-ups, para abordar, de maneira lúdica, temas como empreendedorismo e inovação, estimulando os jovens a idealizar, elaborar e apresentar projetos.

Os encontros também buscam trabalhar conceitos como empreendedorismo social, verde e de negócios, economia criativa e planejamento, estimulando a criatividade empreendedora.

As oficinas na Udesc incluem um tour por diversos espaços do campus, visando aproximar os participantes do ambiente acadêmico.

Segundo o professor Jara, o encontro com a turma inclusiva foi tão desafiador quanto gratificante: "Fizemos uma oficina como sempre realizamos, no ritmo dos participantes. E os resultados foram surpreendentes e emocionantes, não teve um que não se emocionou com a ação", afirma.

Algumas ideias planejadas pelos estudantes foram um navio que voa, uma viagem à Disney passando por Portugal e "uma festa com sarau".

Protagonista da inovação

No início deste mês, a criação da metodologia rendeu ao professor Jara a segunda colocação no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense 2017, na categoria "Protagonista da Inovação" – foi a primeira vez que uma iniciativa relacionada à educação foi contemplada.

A abordagem passou a ser replicada em outras instituições em 2016 e, em setembro deste ano, foi realizada a primeira ação nacional do Esag Kids, com atividades simultâneas em seis cidades brasileiras.

Saiba mais sobre o programa Esag Kids pelo site www.esagkids.com.br, no qual é possível fazer o download do Manual do Empreendedor Mirim em formato digital.

Acesse a página do programa no Facebook

Leia mais:

06/11/2017 - Professor da Udesc é um dos contemplados pelo Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ação com turma inclusiva do IGK ocorreu na última sexta
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h