Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/11/2015-17h21

Udesc adquire sistema eletrônico para submissão de projetos de pesquisas com animais

As pesquisa com animais devem ser submetidas ao novo sistema - Foto: Divulgação/Cetea

O Comitê de Ética em Experimentação Animal da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conta, desde outubro, com um novo sistema eletrônico para submeter projetos que envolvam pesquisas com animais.

Segundo o coordenador do comitê, professor Ubirajara da Costa, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages, a demanda de projetos é crescente. Em 2014, cerca de cem foram submetidos à avaliação. "O novo sistema vai agilizar, consideravelmente, a tramitação dos processos, que antes eram feitos manualmente", garante.

Na página do Cetea, é possível obter informações de como realizar a submissão e acompanhar os pareceres. Os resultados, que antes demoravam até quatro meses para ficarem prontos, agora deverão levar, no máximo, 60 dias.

O programa, que será gerenciado pela comissão do Cetea, foi adquirido com recursos da Udesc, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e da Coordenadoria de Informática e da Direção-Geral da Udesc Lages.

Como funciona o Cetea

Criado há onze anos, o Comitê de Ética em Experimentação Animal da Udesc tem a função de revisar todos os protocolos de pesquisas, com responsabilidade nas decisões sobre ética das análises a serem desenvolvidas na instituição.

O Cetea mantém os dados de forma confidencial e o arquivamento completo dos protocolos, que ficam à disposição das autoridades sanitárias. Além disso, o comitê desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência.

Entre os 13 membros da comissão atual, estão 12 professores da universidade e um representante da Associação Lageana de Proteção aos Animais (Alpa).

Mais informações sobre o novo sistema e submissão de projetos podem ser obtidas pelos telefones (49) 2101-9108 ou (49) 3289- 9129 e por mensagem para cetea.proppg@udesc.br e ubirajara.costa@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130/ 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h